OiRA: Segurança nos Centros de Estética e/ou Institutos de Beleza



A OiRA, ferramenta interativa de avaliação de riscos, é uma aplicação que permite fazer a avalização dos riscos para a segurança e a saúde no seu local de trabalho, garantido um ambiente sem acidentes ou doenças associadas ao desempenho das funções necessárias.
 
Foi desenvolvida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e envolveu 8 parceiros sociais: a Associação Nacional do Corpo e do Cabelo (ANCC); a Associação Nacional de Esteticismo Profissional (ANEP); a Associação Portuguesa de Cabeleireiros e Estética de Braga (APCEB); a  Associação Portuguesa de Barbearias, Cabeleireiros e Institutos de Beleza (APBCIB); a Associação dos Cabeleireiros de Portugal (ACP);  a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP); a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP) e a União Geral de Trabalhadores (UGT).




A utilização da ferramenta OiRA não é obrigatória, pretende apenas contribuir para a redução do número de acidentes e doenças profissionais, bem como para a melhoria geral das condições de trabalho​.
 
Esta ferramenta é gratuita e inclui um plano de ação adaptado às necessidades específicas de diversos tipos de empresas, incluindo Centros de Estética e Institutos de Beleza. Através da sua utilização é possível conhecer alguns dos perigos mais frequentes e como evitá-los, assim como os riscos que estes podem representar para os trabalhadores nos diferentes contextos de trabalho. No caso específico dos Centros de Estética e Institutos de Beleza, esses perigos estão geralmente associados ao contacto com agentes químicos e biológicos, aos aspetos ergonómicos e ao trabalho com os equipamentos e máquinas utilizadas nas atividades estéticas, entre outros.




O processo de avaliação compreende quatro etapas principais:
  • Preparação: Avaliação das características específicas do seu centro de estética e/ou instituto de beleza.
  • Identificação: Apresentação de uma sequência de perigos e problemas relacionados com a segurança e saúde no trabalho.
  • Avaliação: Nesta etapa determina-se o nível de risco correspondente a cada uma das situações identificadas na etapa anterior.
  • Plano de Ação: Definir as medidas a adotar para limitar os riscos avaliados.

 


Os procedimentos de gestão de riscos indicados pela ferramenta OiRA são essenciais para a segurança e saúde dos trabalhadores dos centros de estética e/ou institutos de beleza.

Pode aceder à ferramenta OiRA aqui e ficar a conhecer, de forma fácil e gratuita, os perigos mais frequentes no seu local de trabalho e como evitá-los.

 


Artigos Relacionados

Christophe Cadoret: A solução para inovar o seu negócio
Novidades
Christophe Cadoret: A solução para inovar o seu negócio
Christophe Cadoret seleciona os melhores conceitos e produtos do mercado internacional
Beauty School: a academia de formação profissional da Expocosmética
Novidades
Beauty School: a academia de formação profissional da Expocosmética
Esta academia junta profissionais de renome na área da beleza.
Ver
A L’Oréal Professionnel marca as tendências de cabelo na Moda Lisboa
Novidades
A L’Oréal Professionnel marca as tendências de cabelo na Moda Lisboa
A marca apresenta as tendências de cabelo para a primavera/verão 2024
Assine já