OiRA: Segurança nos Centros de Estética e/ou Institutos de Beleza



A OiRA, ferramenta interativa de avaliação de riscos, é uma aplicação que permite fazer a avalização dos riscos para a segurança e a saúde no seu local de trabalho, garantido um ambiente sem acidentes ou doenças associadas ao desempenho das funções necessárias.
 
Foi desenvolvida pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e envolveu 8 parceiros sociais: a Associação Nacional do Corpo e do Cabelo (ANCC); a Associação Nacional de Esteticismo Profissional (ANEP); a Associação Portuguesa de Cabeleireiros e Estética de Braga (APCEB); a  Associação Portuguesa de Barbearias, Cabeleireiros e Institutos de Beleza (APBCIB); a Associação dos Cabeleireiros de Portugal (ACP);  a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP); a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP) e a União Geral de Trabalhadores (UGT).




A utilização da ferramenta OiRA não é obrigatória, pretende apenas contribuir para a redução do número de acidentes e doenças profissionais, bem como para a melhoria geral das condições de trabalho​.
 
Esta ferramenta é gratuita e inclui um plano de ação adaptado às necessidades específicas de diversos tipos de empresas, incluindo Centros de Estética e Institutos de Beleza. Através da sua utilização é possível conhecer alguns dos perigos mais frequentes e como evitá-los, assim como os riscos que estes podem representar para os trabalhadores nos diferentes contextos de trabalho. No caso específico dos Centros de Estética e Institutos de Beleza, esses perigos estão geralmente associados ao contacto com agentes químicos e biológicos, aos aspetos ergonómicos e ao trabalho com os equipamentos e máquinas utilizadas nas atividades estéticas, entre outros.




O processo de avaliação compreende quatro etapas principais:
  • Preparação: Avaliação das características específicas do seu centro de estética e/ou instituto de beleza.
  • Identificação: Apresentação de uma sequência de perigos e problemas relacionados com a segurança e saúde no trabalho.
  • Avaliação: Nesta etapa determina-se o nível de risco correspondente a cada uma das situações identificadas na etapa anterior.
  • Plano de Ação: Definir as medidas a adotar para limitar os riscos avaliados.

 


Os procedimentos de gestão de riscos indicados pela ferramenta OiRA são essenciais para a segurança e saúde dos trabalhadores dos centros de estética e/ou institutos de beleza.

Pode aceder à ferramenta OiRA aqui e ficar a conhecer, de forma fácil e gratuita, os perigos mais frequentes no seu local de trabalho e como evitá-los.

 


Artigos Relacionados

For Every You Festival
Novidades
For Every You Festival
Inspiração, técnica, comunidade, identidade, futuro
Ver
Summer Beauty Essentials
Novidades
Summer Beauty Essentials
Conheça os essenciais de verão das melhores marcas profissionais
Ver
HeadUp: Cuidar de quem cuida
Novidades
HeadUp: Cuidar de quem cuida
Estivemos na formação HeadUp da L’Oréal Professionnel
Ver
Assine já