Para conteúdos exclusivos Iniciar sessão Registe-se

Poça Consulting junta beleza e tecnologia



Com um profundo conhecimento da área da beleza, a Poça Consulting conta já com mais de 20 anos de existência, oferecendo um serviço completo a todos os profissionais do setor. Falámos com José da Poça, que está por trás deste projeto, conhecendo todas as particularidades e desafios da área.







Fale-nos um pouco sobre o seu percurso profissional. Como aconteceu a sua entrada neste mercado apaixonante que é o da Beleza?
Tudo começou na Alemanha, onde fui convidado a representar artigos técnicos para o setor da beleza. Descobri os consultores da Schäfer Consulting, tendo-me dedicado à Gestão de Empresas e à Formação profissional. Neste processo, acompanhei muitos proprietários na gestão do seu negócio, ajudando-os na criação de dinâmicas de comunicação e ações de motivação com os colaboradores de cada salão.

Quando regressei a Portugal, abri uma filial Schäfer Consulting, no ano 2000, onde fui sócio-gerente. Toda esta experiência foi fundamental, pois permitiu-me adquirir bastantes conhecimentos na área de consultoria e gestão, criando assim o meu próprio projeto, com base em tudo o que vivenciei ao longo dos anos.


Como surgiu a ideia de criar a Poça Consulting? E o que o levou a avançar para a concretização do projeto?
Quando regressei a Portugal, no início de 1998, fiz um levantamento das necessidades existentes no setor da beleza. Com este estudo, cheguei à conclusão de que seria fundamental a implementação de um projeto que se focasse nas necessidades concretas das empresas desta área, que é tão específica.

A Poça Consulting surgiu no seguimento deste levantamento de necessidades, compreendendo o que de facto faz falta no mercado, para promover a satisfação e consequente fidelização dos clientes. Oferecemos um serviço chave na mão: desde como gerir um negócio, passando pela liderança de equipas, implementação de estratégias de marketing, entre outros pontos ligados à gestão de uma empresa.
 






Atualmente, quais as principais áreas em que a empresa aposta? 
Na Poça Consulting, apostamos na Gestão, Comunicação e Marketing, Redes sociais, Contabilidade, desenvolvemos diversas plataformas digitais, Websites e Software específico para o setor da beleza. Além disso, temos as Apps, Formação Profissional, Produção gráfica, instalamos sistemas de vigilância e vamos lançar mais novidades em breve.

O Software de Gestão, o sistema de Fidelização de Clientes, as estratégias de marketing/comunicação, bem como a contabilidade com o apoio à gestão, são os serviços mais procurados. O facto de termos um grande conhecimento deste mercado é uma grande mais-valia, pois conseguimos sentir as dores dos profissionais e oferecer-lhes um serviço que, de facto, faz a diferença e lhes resolve problemas.

O nosso principal objetivo é oferecer conhecimento do mercado, para que os nossos clientes possam tomar decisões que vão ao encontro dos seus objetivos.


Olhando para o mercado nacional, em que áreas sente que o mercado da beleza profissional tem maiores fragilidades e, portanto, precisa de um maior apoio? E quais os seus pontos-fortes?
Os pontos fortes no mercado português são, sem dúvida, o potencial criativo e técnico dos profissionais. Temos, em Portugal, profissionais muito completos. A maior carência, na minha opinião, está na área da gestão e liderança. Ou seja, tudo o que tenha a ver com gestão do negócio, liderança e motivação das equipas. É aqui que as empresas precisam de apostar.







É sabido que o tempo é sempre demasiado curto para um empresário que também tem uma família. O equilíbrio entre a vida familiar e profissional foi um fator difícil de gerir ao longo da sua carreira?
Sim sem dúvida, foi sempre difícil de gerir, pois eu adoro o meu projeto e estou sempre à procura de novas ferramentas para apoiar os clientes. Muitas vezes, levo trabalho para casa!


A equipa Poça Consulting tem vindo a crescer significativamente e é interessante compreender que a paixão pelo que se faz está presente em todos os membros da equipa. Como é que se motiva uma equipa desta dimensão? E de que forma procurou transmitir essa paixão junto dos seus colaboradores?
Ainda não temos uma equipa de grande dimensão, mas o entusiasmo que trago para dentro do projeto e a vontade de ajudar os clientes está sempre presente. É muito bom sentir os clientes satisfeitos, isso é o motor que nos faz continuar e querer fazer um trabalho cada vez melhor!

Procuro sempre envolver todos os membros da equipa nos projetos, medindo sempre os resultados alcançados. O facto de acompanharmos o crescimento dos nossos clientes ajuda-nos a manter o foco e tudo flui melhor.



 


Poça Consulting tem um novo lar. Um espaço que respira criatividade e tecnologia, inserido no meio da natureza. Como é que este espaço foi idealizado? Este novo local acaba por ser uma extensão da filosofia da empresa?
Tenho consciência de que passamos uma grande parte do tempo a trabalhar. Para que tudo corra bem e possamos dar o nosso melhor, é importante que nos sintamos bem! Para sermos criativos, temos de inspirar criatividade; para motivar, temos de nos sentir motivados. Foi com este pensamento que desenvolvi o espaço. Noto que esta mudança foi ótima para a equipa, que está mais forte e motivada. Esta alteração aconteceu na altura certa, tenho a certeza que vamos crescer mais e com mais qualidade.

Uma equipa motivada e com objetivos bem definidos traduz-se num melhor serviço ao cliente.







Como perspetiva o futuro da Poça Consulting? E como vê o futuro da comunicação no mercado da beleza?
Estamos a criar novos conceitos para dinamizar os negócios dos nossos clientes. Queremos contribuir para o desenvolvimento do setor da beleza, tornando os projetos dos nossos clientes cada vez mais fortes e inovadores. Acredito que, nos próximos anos, vamos ter profissionais que, para além das suas competências técnicas e artísticas, vão estar atentos às necessidades dos clientes, sendo capazes de utilizar as ferramentas tecnológicas que têm ao ser alcance para se destacarem e fazer a diferença.











Telmo Rodrigues
Responsável pelo departamento de Suporte informático aos clientes.
 

Como é trabalhar no novo espaço e que impressão causaram as novas instalações junto da equipa? E como é trabalhar com o José?
 
A mudança da empresa para estas novas instalações veio trazer uma nova energia a toda equipa, assim como um aumento de responsabilidade de nos superarmos todos os dias. Este espaço é mais familiar, tem espaços verdes e muita luz, o que se reflete em melhores condições de trabalho, logo, mais motivação!

Trabalhar com o José é bastante fácil. Ele é um líder que nos respeita e permite-nos dar o nosso contributo. É uma pessoa dinâmica e visionária e, acima de tudo, é alguém que se preocupa com cada funcionário, preocupando-se em nos dar as melhores condições possíveis para efetuarmos o nosso trabalho.






Tiago Moreira
Programador e há 11 anos na empresa.


Como é trabalhar no novo espaço e que impressão causaram as novas instalações junto da equipa? E como é trabalhar com o José?
 
Trabalhar com o José é um desafio constante! Temos de estar preparados para a quantidade de novas soluções que nos são colocadas constantemente. Ele é o “chefe” com quem podemos contar para todas as situações, é proativo e está sempre disponível para ouvir as nossas opiniões. Muitas vezes, de uma simples conversa, sai uma nova ideia ou solução, o que é ótimo.

Quanto ao novo espaço, penso que esta alteração trouxe um novo ciclo para a empresa e para a equipa. Aqui, temos excelentes condições para desenvolver soluções diferenciadoras, que é isso que o mercado necessita. O facto de estarmos numa zona mais calma, longe da azáfama do transito, também contribui para o nosso bem-estar. Sinto que aqui existe uma maior colaboração entre todos, e melhores condições para desenvolver o nosso trabalho.






Sara Costa
Designer de comunicação e responsável pelo departamento de Marketing & Design.


Como é trabalhar no novo espaço e que impressão causaram as novas instalações junto da equipa? E como é trabalhar com o José?
 
Ao longo do percurso da nossa empresa, somos confrontados com desafios que nos levam à mudança, e esta foi uma excelente mudança! Este novo espaço é mais amplo, tem mais luminosidade e melhores condições de trabalho, que reflete isso mesmo, uma adaptação ao crescimento que se faz sentir na Poça Consulting, traduzindo a nossa qualidade de serviço e originalidade. No departamento de marketing em particular, este novo espaço deixa as nossas ideias e a nossa criatividade fluírem com naturalidade, prestando com isto um melhor acompanhamento aos nossos clientes.

Em relação ao José, é um líder, visionário, concretizador de ideias e de projetos. É através da sua liderança forte e persistência que hoje a Poça Consulting se encontra em constante evolução e sempre com projetos inovadores. Para o José, a satisfação do nosso cliente está sempre em primeiro lugar, e isso reflete-se no espírito de toda a equipa.






Renato Santos
Contabilista e faço parte da equipa Poça Consulting desde 2010.


Como é trabalhar no novo espaço e que impressão causaram as novas instalações junto da equipa? E como é trabalhar com o José?
 
Neste período de crescimento da empresa, penso que esta mudança de instalações foi bastante positiva. Esta alteração criou condições para uma melhor organização dos diferentes departamentos, fomentando uma nova dinâmica que permite, cada vez mais, prestar um serviço com qualidade superior a todos os nossos clientes.

O José é uma pessoa com foco total na satisfação de cada cliente, bem como em prestar um serviço de elevada qualidade. Isto ajuda-nos a ser melhores profissionais no trabalho que desempenhamos, bem como a promover um serviço personalizado. Cada cliente é único e gostamos de trabalhar de forma individualizada, colocando ao seu dispor todas as nossas capacidades e competências.
 






Luciana Correia
Faturação e cobranças desde 2018.


Como é trabalhar no novo espaço e que impressão causaram as novas instalações junto da equipa? E como é trabalhar com o José?
 
O José é um líder nato. Ele tem uma grande capacidade para nos motivar e a sua persistência em obter bons resultados torna-nos melhores profissionais. Para ele, o bem-estar do cliente está sempre em primeiro lugar, e isso espelha-se em toda a equipa. É notório o desenvolvimento positivo da Poça Consulting, que está cada vez mais forte, com o contributo de cada um de nós.

Este novo espaço transmite um ótimo ambiente para toda a equipa. A luz natural e o facto de ser um sítio amplo oferece-nos muita tranquilidade. Noto que os vários departamentos estão mais organizados, tornámo-nos mais eficientes e eficazes. Todos estes detalhes contribuem para o crescimento da empresa, e é muito gratificante podermos assistir a toda esta evolução, e sentir que fazemos parte da mesma.
 






Luís Baptista
Contabilista Certificado na Poça Consulting desde 2016.


Como é trabalhar no novo espaço e que impressão causaram as novas instalações junto da equipa? E como é trabalhar com o José?
 
Esta mudança de instalações foi benéfica para todos. Temos ótimos acessos, o espaço tem muita luz natural, é amplo e as condições são excelentes. Também noto que o facto de estar situado numa zona sossegada, retira muita pressão diariamente e o trabalho corre melhor.

Quanto ao José, é muito fácil trabalhar com ele! Ele é um verdadeiro líder, a palavra “crescer” está sempre presente no seu vocabulário e isso é incutido a toda a equipa. Por isso, este projeto está cada vez mais forte a cada dia que passa.





Artigos Relacionados

Eugenio Rodriguez não é o típico ‘coração de pedra’
Conversando
Eugenio Rodriguez não é o típico ‘coração de pedra’
Presidente do Grupo SLYou gere com sensibilidade e dedicação
Jorge Barbeiro
Conversando
Jorge Barbeiro
Quando a criatividade é o trampolim para o sucesso
Maria Lourenço comemora 30 anos com novo projeto
Conversando
Maria Lourenço comemora 30 anos com novo projeto
“Aquilo que mais gosto de fazer é transformar as pessoas”
Fechar Registe-se
Fechar