Gary Pestana



Simplicidade, honestidade e dedicação, são as palavras que definem a Luís Abreu Pestana, Cosmética, Lda.. Uma empresa familiar que conta com mais de 25 anos de atividade, que se assume como armazenista de material profissional de esteticismo e cosmetologia e, ainda, fabricante de uma marca própria, a Mossi Epil. Viaje pelo percurso da LP Cosmética com o testemunho do diretor da empresa, Gary Pestana.







DO ESFORÇO VEM A RECOMPENSA

A história da Luís Abreu Pestana, Cosmética, Lda. inicia em 1995 – o ano que marcou os primeiros passos do fundador da empresa, Luís de Abreu Pestana (pai de Gary Pestana), no mercado da estética, com a revenda de cosméticos a profissionais da área. Mais tarde, em 2006, ao deparar-se com uma oferta limitada de produtos para os diferentes tipos de pele, a LP Cosmética decide começar a produzir a sua própria marca, a Mossi Epil – o pilar da empresa! Empresa essa que, até à data, conta com mais de 15 mil clientes, dos quais 9 mil compram regularmente. Mas, engane-se quem pensa que a sua evolução foi fácil. Para chegar a estes números, Gary Pestana garante que houve muito trabalho investido e dificuldades que se foram atravessando pelo caminho: “Muitos anos a começar o dia de trabalho às seis da manhã e dormir apenas quatro a cinco horas por noite; comer e dormir nas carrinhas; conduzir entre 14 a 16 horas diárias, na altura sem GPS e nas poucas autoestradas que existiam em Portugal; vender produtos sem ter acesso a catálogos e formação; estacionar a carrinha a 200/300 metros, ou mais, do gabinete da cliente e ter de entregar os equipamentos “às costas”, por vezes à chuva, e, como se não bastasse, ainda ser surpreendido com uma multa de estacionamento ao regressar à carrinha. A garra que temos hoje resultou destas situações! Acredito que poucas pessoas aguentassem este ritmo de trabalho”.

Estou aqui para dar soluções aos meus empregados quando me são apresentados assuntos com certo grau de dificuldade.


De um negócio que começou a ser desenvolvido a partir de casa, atualmente deparamo-nos com uma empresa localizada na zona industrial das Caldas da Rainha, com a incrível capacidade de armazenamento de cerca de 2.500 m2, onde podemos encontrar mais de 750 referências de produtos ligados ao ramo da estética: descartáveis, desinfetantes, instrumentos, aparelhos, mobiliário e cosméticos. Qualquer produto/material que um profissional de estética necessite para o seu espaço, facilmente encontrará na LP Cosmética.





O (GRANDE) PILAR DA EMPRESA

A Mossi Epil, uma marca constituída em fevereiro de 2002 e registada, posteriormente, em 2006, em Portugal e no resto da Europa, estreou-se no mercado com o Creme Nutritivo Manteiga de Coco. Um cosmético regenerante, nutritivo, hidratante e cicatrizante, indicado para situações de asperezas, calosidades e queimaduras, cuja aplicação se adequa a bebés e crianças. O lançamento deste primeiro produto foi o ponto de partida para o desenvolvimento de uma maior variedade de cosméticos: “Em vez de termos apenas um produto associado a cada tipo de serviço, o objetivo é oferecer diversas opções de escolha ao profissional. E é graças a essa variedade que temos vindo a crescer no mercado”, explica Gary.




A marca encontra-se preparada para fornecer material de trabalho tanto a uma especialista em podologia, como a uma calista e a uma profissional de pedicure; tanto para manicure, como para unhas de gel, gelinho e acrílico. “Temos muitos produtos que abrangem serviços diferentes”, reforça. De toda esta extraordinária capacidade de oferta, as ceras depilatórias, os descartáveis e os tratamentos corporais são os produtos que mais se destacam, “vendemos mais cosméticos corporais do que a maioria das marcas conceituadas internacionalmente, representadas em Portugal. As pessoas não veem isso, mas é a realidade”, defende.




A facilidade com que a marca fideliza clientes e se distingue das demais entidades paralelas, justifica-se pelo grande número de produtos registados no Infarmed, por apresentar novos produtos regularmente, entregar encomendas em 24 horas com uma taxa de sucesso de 99%, realizar assistência pós-venda com a maior brevidade possível, apresentar-se no mercado com a certificação PME Líder, apostar na inovação, proporcionar (para além das promoções) ofertas em quantidade de compra, desconto comercial e, ainda, custos de envio suportados pela LP Cosmética, a partir de 25€ (valor sem IVA). A todas estas particularidades podemos ainda acrescentar a simpatia, o apoio e a atenção que a equipa dedica aos seus clientes – qualidades que demonstram o lado humano da empresa e que promovem o fortalecimento da relação entre ambas as partes.

Somos pessoas muito simples. Hoje até posso estar vestido de fato, mas amanhã poderei estar a descarregar contentores ou a varrer o armazém.



A MOSSI SERÁ SEMPRE A MOSSI EPIL

Após, sensivelmente, 20 anos de história, a Mossi Epil decide apostar numa nova identidade visual. Despede-se das abelhas e colmeias que outrora ilustraram o logótipo e altera a denominação da marca: “No futuro, a Mossi Epil será conhecida apenas como Mossi. Em qualquer marca há sempre um nome que se destaca, e o nome que se destaca na nossa marca é ‘Mossi’. Uma outra razão, é o facto de não ser apenas uma marca direcionada a produtos depilatórios”, explica Gary. A tipografia minimalista, mais apelativa e atual do logótipo, é o resultado do recente rebranding da marca – algo que, à semelhança de um dos valores da empresa, revela simplicidade.



Uma das regras que perdura na Mossi é a obrigação do consultor comunicar de 5 em 5 semanas com o cliente. Sendo que o cliente poderá ligar sempre que necessite do apoio da marca.
 


O website da LP Cosmética, que contém todos os produtos da Mossi Epil disponíveis para venda, também sofreu um upgrade. Com a valiosa entrada de Filipa Gil, Supervisora de Marketing Digital e Comunicação, para os quadros da empresa, o website foi renovado (tornou-se mais intuitivo e convidativo a quem o visita) e as redes sociais ganharam outra dinâmica (publicações regulares, respostas imediatas a quaisquer dúvidas ou pedidos de informação, design apelativo, partilha de todas as novidades e campanhas da marca, etc.). Convidamo-lo a aceder e a navegar pelo universo online da empresa, tanto pelo website como pelas redes sociais, para que fique a “conhecer os cantos à casa”.
Independentemente de todas estas alterações, Gary assegura que os valores e a missão da empresa continuam a ser os mesmos e que a Mossi será sempre a Mossi Epil.







O FUTURO DA EMPRESA PASSA POR...

Fique atento ao nome BioMossi – a nova linha de produtos biológicos que a LP Cosmética está a desenvolver. O Gel Aloé Vera, um produto que se aplica após depilações, serviços de fotodepilação e laser, será o ponto de partida desta nova linha. "A LP Cosmética sempre teve produtos com propriedades naturais, mas não com a percentagem que temos hoje”.
A introdução de óleos essenciais 100% puros tanto na Mossi como na BioMossi é uma outra novidade da empresa, que estará para breve. Assim como, o desenvolvimento da linha completa de tratamentos faciais e corporais.
Para terminar 2021 da melhor maneira, o website irá disponibilizar informações e vídeos explicativos de todos os produtos, de maneira a que os clientes saibam como é que deverão trabalhar com os mesmos. Ainda neste novo website, Gary revela que haverá um separador – Crie o seu projeto – onde os clientes terão apenas de indicar as cores que preferem e os serviços que prestam e a LP Cosmética trata do resto: “Desde as obras, instalação elétrica, canalização, tudo aquilo que é necessário para a criação de um espaço de estética, inclusive todo o mobiliário, instrumentos e cosméticos. É chave na mão e os clientes têm um projeto criado de raiz, por nós”, declara. “Temos um website interessante, mas ficará ainda mais interessante até ao final do ano”, acrescenta.

Sou grato pelo que temos. Devo-o à colaboração dos meus funcionários e fiéis clientes.


O crescimento a nível internacional também está nos planos da empresa. Ao apresentar um bom posicionamento de mercado no território português, Gary assegura que a sua preocupação daqui em diante, é o crescimento da marca a nível internacional. Até ao momento, exportam para Moçambique, Angola, Suíça e Espanha. “Tudo tem o seu tempo. Eu nunca penso que estou atrasado em alguma coisa. Ninguém pode dizer que tem uma empresa cinco estrelas, há sempre lugar para melhorar. E é esse lugar que estou sempre a tentar preencher! Eu sei o que tenho de mudar e desenvolver, mas tenho de ter o timing certo para que a empresa não perca a estabilidade que tem no mercado”, remata.



O nome da marca Mossi Epil teve origem na alcunha de uma familiar de Gary Pestana (Mossi) e no facto desta ter uma excelente oferta em produtos depilatórios (Epil).
 


DAR CONTINUIDADE AO LEGADO

Gary Pestana assume-se como o atual diretor da LP Cosmética há, praticamente, oito anos, desde dezembro de 2013. Um cargo ao qual se dedica 24 horas por dia, todos os dias da semana. O seu papel na empresa começou enquanto consultor comercial há, sensivelmente, 22 anos, a partir de janeiro de 1999, quando o seu pai, Luís de Abreu Pestana, lhe pediu apoio na empresa. Gary não olhou a meios e despediu-se da sua vida em Joanesburgo para auxiliar o negócio da família: “De 3.500€ de ordenado na África do Sul passei a receber 260€ a trabalhar para o meu pai. Foi uma decisão que tomei de maneira a conseguir apoiar a minha família, sem olhar para a parte financeira”, esclarece.
Com o falecimento de Luís de Abreu Pestana, Gary dá continuidade ao legado do pai e garante que o seu objetivo passa por melhorar todos os departamentos da LP Cosmética em prol do sucesso da empresa, do bem-estar dos funcionários e da satisfação dos clientes.





LUÍS ABREU PESTANA, COSMÉTICA, Lda
Rua António Oliveira, nº40, Loja AM, Centro Empresarial do Oeste, Zona Industrial
2500-916 Caldas da Rainha - Portugal
(+351) 262889070

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