Para conteúdos exclusivos Iniciar sessão Registe-se

Uma paixão pelo mundo dos cabelos





Com mais de metade da sua vida dedicada ao mundo dos cabelos, Célia Ferreira admite ser uma eterna apaixonada pela profissão que desempenha. Começou por dar os primeiros passos desde tenra idade e, atualmente, assume-se como a diretora técnica de educação da Alfaparf Milano Portugal. Fique a conhecer o seu percurso profissional.







“ACHEI AQUILO TUDO MÁGICO”

A cidade invicta presenteou-nos com Célia Ferreira. Uma profissional de paixão que conta com um percurso de sucesso na arte do mundo da beleza capilar. Ainda muito cedo, com 12/13 anos, descobriu o prazer do mundo dos cabelos quando cuidava do cabelo das suas colegas de escola.
O fascínio pela área surgiu numa ida a um evento de cabeleireiro com a sua irmã, “achei aquilo tudo mágico”, revela. E é então que, aos 18 anos, Célia decide frequentar o curso de cabeleireiro, onde sentiu que o mundo dos cabelos era o seu verdadeiro habitat.


O meu pai sempre me disse: quem tudo tem, nada consegue. É um lema que levo comigo nesta viagem que é a vida.



VENI, VIDI, VICI

Durante o curso de cabeleireiro, as formadoras de Célia propuseram-lhe que concorresse a um concurso regional. “Eram provas intensas, em que tudo era constantemente avaliado pelos júris. Foi algo que me preparou a nível de conhecimento de colorimetria e, ainda, o domínio de certas situações”.
Entretanto, com 22 anos, decidiu investir numa outra vertente da área dos cabelos – a moda! Como naquela época “não havia muitos cabeleireiros de moda no Porto, contactei agências ligadas a essa área. Sugeriram-me contactar um profissional do Porto, Miguel Viana, uma referência nessa área”, explica. No fim de semana em que Célia estaria a decidir se o contactava, quis o destino que fosse publicado um anúncio no jornal que pedia colaboradores para o Miguel Viana – Célia respondeu ao anúncio de seguida! “Quando fui à entrevista, o Miguel disse-me que já o devia ter contactado há mais tempo, houve logo ali uma conexão”. Célia sentiu que estava a descobrir um mundo novo, o qual a fez sentir realizada e feliz.




A PAIXÃO PELA ÁREA DA FORMAÇÃO

Após conhecer este mundo, decidiu que gostaria de partilhar a sua magia com os seus colegas profissionais, optando pela vertente da área da formação. “Comecei este primeiro estágio na área da formação numa marca italiana que estava a ingressar em Portugal. Foi um grande desafio para mim, porque ninguém conhecia a marca”. Começou a trabalhar enquanto técnica a nível nacional, onde teve a oportunidade de estar um mês em Itália, a investir em formação, rodeada de profissionais de todo o mundo.
Depois desta viagem, ingressou numa marca americana com um espírito tribo, onde viveu quatro anos intensos e prazerosos, aumentando o seu conhecimento técnico.
Em 2010, parte para uma marca francesa, onde conhece a magia parisiense. Aqui passou uma grande parte do seu percurso enquanto formadora, tendo experiências com variadíssimos profissionais com imenso valor neste setor. “Tive a oportunidade de aprender com os melhores profissionais de várias partes do mundo”, afirma.




Nos últimos dois anos da sua vida profissional, decidiu dedicar-se a um projeto pessoal mais próximo do consumidor final – o Mood Hairdressing – um salão de cabeleireiro em Vila Nova de Gaia, onde teve o primeiro contacto com os produtos da Alfaparf Milano. E é então que, no ano de 2020, o diretor da Alfaparf Milano, Miguel Ângelo, convida Célia para trabalhar como diretora técnica de educação da marca em Portugal, cargo que desempenha hoje.


 


Artigos Relacionados

A Haute Coiffure Française está de volta a Portugal
Cabelos
A Haute Coiffure Française está de volta a Portugal
Fernando Karvalho assume a direção
Ver
O bom filho à casa torna
Cabelos
O bom filho à casa torna
O regresso de David Xavier à Alfaparf Milano
Ver
Metal Detox
Cabelos
Metal Detox
O poder da glicoamine
Fechar Registe-se
Fechar