Para conteúdos exclusivos Iniciar sessão Registe-se

A melhor formação para profissionais de qualidade





A Beautyland ficou maravilhada com Lisete Silva, a profissional mais antiga ainda a exercer atividade e formadora no CEPAB - Centro de Ensino dos Profissionais de Arte e Beleza. Sendo este, um espaço maravilhoso que transpira vontade de ensinar e de ser ensinado, a curiosidade sobre o CEPAB motivou a Beautyland a conversar com João Borbinha, o diretor deste Centro de Ensino.




Situado na longa Avenida Almirante Gago Coutinho em Lisboa, o Centro de Ensino dos Profissionais de Beleza iniciou o seu caminho em 2016 com “a missão de dar continuidade à primeira grande escola de formação na área dos cuidados dos cabelos — o Centro de Formação Profissional do Penteado, Arte e Beleza”, confidenciou-nos João Borbinha. Assim que questionado sobre como caracteriza o projeto, a cara de João Borbinha iluminou-se de orgulho: “o CEPAB tem como premissas a qualidade técnica e pedagógica, rigor e honestidade que se traduzem em empenho, profissionalismo e em desenvolvimento dos serviços prestados no dia-a-dia”.




O CEPAB visa ser um centro de formação inovador, bem como uma referência no setor dos cuidados de beleza e nas áreas da Formação Profissional e da Consultoria Técnico-Profissional, pela sua competência, inovação e qualidade de serviços oferecidos.

Além disso, o diretor do CEPAB explica que o este espaço tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentado das entidades do setor de Beleza, através da prestação de serviços especializados. Procura, assim, formar, qualificar e desenvolver as competências dos profissionais e potenciais profissionais do setor, tal como promover a empregabilidade e o empreendedorismo.




Numa conversa muito animada, João explicou à Beautyland que “o planeamento estratégico das atividades formativas constitui um aspeto de elevada importância” para o futuro formativo da escola. Este resulta do cruzamento da vocação e missão do CEPAB com o “contexto de atuação e público-alvo, bem como da informação dos diagnósticos de necessidades realizados constantemente”.

João Borbinha esclareceu ainda que o “desenvolvimento dos padrões de vida hoje em dia surge associado à atenção crescente com os cuidados do corpo, tanto em termos de saúde como estético” pelo que, nesse contexto, revela-se fundamental o Cento de Ensino desenvolver formações cada vez mais dinâmicas e abrangentes na área dos cuidados de beleza.




Uma das vantagens do CEPAB passa pelas “parcerias já desenvolvidas e as que se almejam desenvolver com empresas do setor, centros de emprego, instituições da economia social e outras entidades de edução e formação, públicas e privadas”, sublinha João Borbinha quando questionado pela Beautyland sobre as mais-valias do Centro.

Outra mais-valia, enquanto entidade formadora certificada, trata-se de desenvolver “ações de formação adequadas às necessidades das empresas e dos profissionais do setor”. Este é um espaço, no qual o ensino de qualidade é muito valorizado. O Centro ministra para qualquer profissional “tanto formação inicial e de especialização como de atualização, de reciclagem ou de reconversão de carreira”.




Neste sentido, são promovidos projetos e ações de formação contínua e ao longo da vida. Como explicou João Borbinha “o CEPAB procura desenvolver junto dos seus formandos, competências sociais e relacionais, de trabalho em equipa e valores de cidadania responsável”, importantes para ser um bom profissional de Estética e Cabeleireiro.




Algo em que a Beautyland, bem como João Borbinha concordam, é o papel cada vez mais preponderante do mundo digital nos setores da Beleza e Saúde. De forma a estar inserido nesta sociedade digital e cada vez mais tecnológica, o CEPAB encontra-se equipado com a mais “recente tecnologia para lecionar formação profissional inovadora, dinâmica e de qualidade”.




Os elogios à importância do digital estar inserido nas aulas ministradas não ficaram por aqui. O diretor do Centro sublinhou que o “uso de forma inovadora das novas tecnologias no ambiente de formação” favorecem de maneira significativa os processos de ensino e aprendizagem, em diversos cenários e conteúdos.

Neste mundo cada vez mais global, o Centro dá também prioridade à sua presença digital. “Afinal, atualmente, este é o primeiro ponto de contacto de um formando com a escola” afirmou João Borbinha à Beautyland. O CEPAB procura manter alguma dinâmica nas redes sociais, através da comunicação de novidades e informações ou simplesmente através da curadoria de conteúdos que, de alguma forma, estejam relacionados com a formação ministrada. No parecer de João Borbinha isto é “fundamental neste novo mundo digital”.

Questionado sobre a necessidade de todos os profissionais se adaptarem e fazerem a ponte para o digital, o diretor respondeu que “os profissionais dos cuidados de beleza não escampam a esta mudança” e quem souber aproveitar o potencial existente, “poderá impulsionar o seu trabalho para um caminho de maior competitividade e crescimento”.

Em todos os setores e indústrias, as tecnologias digitais estão a transformar a forma como se define a inovação, se criam e promovem serviços, bem como a forma como se comunica com clientes, fornecedores e colaboradores. Por causa disto, reforçar, manter atualizada ou iniciar a presença nas redes sociais é um requisito essencial para todos os profissionais.




Após tantos elogios ao espaço digital, a Beautyland não podia deixar de perguntar qual o olhar de João Borbinha sobre o trabalho que desenvolvemos todos os dias. “As plataformas digitais podem ser utilizadas para atrair clientes, gerar receitas, reduzir custos, estabelecer parcerias e promover a inovação e colaboração no desenvolvimento de novos produtos e serviços”. O diretor da CEPAB não poupou nos elogios, confidenciando que “a plataforma digital Beautyland tem valências na estimulação da interação entre todos os profissionais dos cuidados de beleza para além de que tem na sua génese, um efetivo trabalho de parceria e promoção com as mais diversas entidades do setor”.
 

Para mais informações sobre o CEPAB e as formações lecionadas, contactar:
21 808 70 98
935 599 969
infocepab@gmail.com
www.academiacepab.pt

 


Artigos Relacionados

Minimalismo domina as ruas da cidade
Cabelos
Minimalismo domina as ruas da cidade
Tendências Cabelos primavera/verão 2019
Ver
Formação Profissional
Cabelos
Formação Profissional
O seu sucesso é o nosso destino!
I.C.O.N.
Cabelos
I.C.O.N.
Uma nova forma de desenvolver o negócio dos salões
Fechar Registe-se
Fechar