ASAE instaura processos-crime a salões de beleza e cabeleireiros



A prática de atos médicos em clínicas, salões de estética e cabeleireiros por profissionais não habilitados legalmente para o efeito, resultou em 90 processos-crime instaurados pela ASAE.




Até à data, a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – instaurou cerca de 90 processos-crime pela usurpação de funções de medicina estética, nomeadamente a injeção da toxina botulínica (botox) e o preenchimento com ácido hialurónico por profissionais não habilitados legalmente para tal, em clínicas, salões de beleza e cabeleireiros. A realização destes procedimentos de harmonização facial e de qualquer outro com recurso a técnicas invasivas, como os fios tensores, “(...) é exclusiva dos profissionais da Medicina, estando vedada a pessoas sem esta habilitação legal", sublinha a ASAE, através de comunicado.




“Estando em causa a prática de atos médicos por pessoa não-habilitada para tal, tais situações podem constituir um perigo para a integridade física de quem se submete a estes procedimentos, sendo que, por vezes, estes são a causa de danos físicos permanentes e irreversíveis, tal como reportado em inúmeras denúncias dirigidas à ASAE”, salienta.
A Ordem dos Médicos, a Entidade Reguladora da Saúde e o INFARMED têm colaborado com a ASAE nestas ações inspetivas que resultaram na "apreensão de diversos dispositivos médicos, de equipamentos e de outros utensílios usados na prática da infração criminal”, anuncia o organismo.




Por se tratar de uma atividade muito lucrativa, a ASAE irá continuar a acompanhar esta situação, de maneira a promover “a proteção da saúde pública e dos consumidores”.
 



Artigos Relacionados

Novas cores Kissproof
Novidades
Novas cores Kissproof
A Andreia Professional lançou seis novas cores da sua linha de batons
A DIVES MED chegou a Portugal
Novidades
A DIVES MED chegou a Portugal
Saiba tudo sobre o evento de lançamento da marca
Ver
L'Oréal Professionnel X Cata Vassalo
Novidades
L'Oréal Professionnel X Cata Vassalo
Fusão de talentos na apresentação da Utopia
Ver
Assine já