Para conteúdos exclusivos Iniciar sessão Registe-se

Maquilhagem para noivas: dicas e tendências para 2019



O verão é, por excelência, a época dos casamentos. O dia do casamento é um momento mágico, onde as emoções estão à flor da pele. São meses e meses de muito trabalho e os noivos querem que tudo corra na perfeição!

Muitas lágrimas, partilhas, alegrias, promessas, detalhes: o dia do casamento é feito de tudo isto e muito mais.




A noiva é, sem dúvida, um dos elementos mais importantes da cerimónia, e que mais curiosidade gera entre os convidados. Como irá vestida? E o cabelo? Como será a maquilhagem?

Neste artigo, vamos focar-nos na maquilhagem. Falámos com três maquilhadores e formadores da área, para saber o que 2019 tem a dizer sobre este tema.




TENDÊNCIAS DE MAQUILHAGEM PARA ESTE ANO

Para Marta Ramalho, maquilhadora e formadora certificada na Make Up School (Expansão York), “a maquilhagem de noiva tem que se focar na mulher que vai casar, no seu estilo pessoal e ser o mais intemporal possível.”




Para a maquilhadora, 2019 pede “uma pele mais luminosa e natural. As maçãs do rosto bem contornadas e com tons mais quentes. Nos olhos, os tons bronze são os que estão mais em voga, bem como os tons neutros. O eyeliner também continua presente e, sendo a noiva mais arrojada, poderá optar por um eyeliner mais gráfico.




Os lábios têm destaque este ano, não competindo com os olhos: tons que vão do rosa ao vermelho são os mais procurados. Uma das tendências este ano é ter uma sobrancelha bem cuidada, não a deixando demasiado natural.”




Paulo Alcântara, makeup artist, responsável e coordenador por todo o grupo de maquilhadores nas noivas de santo António, aposta nos “tons neutros, rosados ou tons terra, olhos delineados com eyeliner soft.”
Pestanas em destaque, lábios efeito gloss e iluminadores, para criar algum efeito brilho, mas discreto, são outras sugestões do maquilhador.




A maquilhadora e formadora Lia Cardoso, da Online Makeup School, destaca o look romântico, com “uma pele bem iluminada com eyeliner esfumado e batom vermelho paixão”. No entanto, defende que “as noivas cada vez mais adaptam a sua personalidade ao tipo de maquilhagem que pretendem usar no dia mais importante das suas vidas.”
 



Definidas as tendências, será que existem cores proibidas? Marta, Paulo e Lia referem que não, defendendo que o mais importante é a harmonia e o equilíbrio entre todos os elementos (maquilhagem, cabelo e vestido).




MAIORES DESAFIOS DA MAQUILHAGEM PARA NOIVAS

Para uma boa maquilhagem resultar, há que ultrapassar algumas dificuldades. Para Lia Cardoso, o maior desafio prende-se com a pele da noiva: “Infelizmente, a mulher portuguesa não tem um hábito de rotina de beleza bem definido. Num curto espaço de tempo, a maquilhadora deve restaurar e tratar a pele da noiva para que quando chegar o dia D, a pele conseguir dar resposta ao tipo de maquilhagem pretendido e escolhido.”




Já para Marta Ramalho, “o maior desafio deste tipo de maquilhagem é o foco ser a noiva e não a maquilhagem. Tem que se ver a noiva bonita e não a maquilhagem da noiva. E a durabilidade da mesma. É importante que a maquilhagem consiga manter-se o mais intacta possível ao longo do dia. “

Paulo Alcântara defende que fazendo um “bom diagnóstico e trabalhando com produtos adequados” é suficiente para evitar surpresas no dia.




As noivas portuguesas, regra geral, não têm grandes exigências na hora da maquilhagem. Look natural e romântico são os looks mais pedidos, algo que realce os pontos fortes do seu rosto.




TRUQUES QUE NUNCA FALHAM

Os dois maiores truques são: comunicação e preparação! Conseguir comunicar de forma eficaz com a noiva, ouvir as suas dúvidas, receios e expetativas é a melhor forma de tudo correr na perfeição. Além disso, uma boa preparação é fundamental. Por exemplo, provas prévias, bem como aconselhar a noiva ao nível de cuidados de rosto, para a pele estar bem preparada no dia. Ou seja, uma boa maquilhagem começa muito antes do dia do casamento.


4 DICAS PARA UMA MAQUILHAGEM DE VERÃO

Nem só de casamentos é feita a maquilhagem! O verão está aí, os dias longos, as férias e os jantares sem fim. Deixamos-lhe algumas dicas para um verão que se quer bem quente e com muita cor:
 

javascript:void(0)

1 - EFEITO MOLHADO

“Nos olhos poderão brincar com cores mais vibrantes e luminosas. Pálpebras com efeito molhado ou um eyeliner de cor serão dos looks mais vistos este verão. A boca pede acabamentos mais glossy e frescos.” – Marta Ramalho
 



2 - TONS COLORIDOS E METÁLICOS

“Tons tendência para este verão, serão tons coloridos e metálicos com eyeliner bem marcado, pestanas bem definidas ou bem preenchidas com máscaras para volume ou densidade. Batons serão glosses.” – Paulo Alcântara




3 - BRILHO E NUDES QUENTES

“O uso do bronzer com iluminador para conferir um tom harmonioso ao rosto, o uso de glosses em fórmula de liquid lacquer (mais confortáveis). Já na maquilhagem de olhos, um look bronze com eyeliner castanho esfumado são as apostas para este verão. Nos lábios, os tons corais, nudes mais quentes e cintilantes acabam por dar um ar mais rejuvenescido ao rosto de qualquer mulher.” – Lia Cardoso
 



4 - NUNCA FALHA: MÁSCARA DE PESTANAS E UM BATOM DE TOM QUENTE

“Com uma boa máscara de pestanas e um batom mais quente (evitar tons fechados, com muito azul ou acastanhados frios), a maquilhagem fica pronta num instante. Para eventos especiais ou dias / noites longas e quentes, optar por máscara de pestanas e lápis waterproof é o passo a seguir, bem como o uso de pó ou fixador no final para segurar a maquilhagem. “ – Marta Ramalho


Tudo isto, sem esquecer aquela dica que nunca sai de moda: pele cuidada e hidratada!

 


Artigos Relacionados

Expocosmética 2019
Estética/Cosmética
Expocosmética 2019
O maior evento de Beleza da Península Ibérica
Ver
BEAUTYSUMMIT
Estética/Cosmética
BEAUTYSUMMIT
O evento mais exclusivo para Profissionais
Ver
Ritual Body Sculpt Profissional
Estética/Cosmética
Ritual Body Sculpt Profissional
Programa adelgaçante anti zonas rebeldes
Fechar Registe-se
Fechar