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Beleza nas Redes Sociais?



Num momento das nossas vidas em que o mundo parou e a nossa atividade profissional está em suspenso, nada melhor do que aprender um pouco mais sobre como divulgar o nosso trabalho. A utilização das redes sociais como alavanca no mundo dos negócios é cada vez mais comum. Económica, intuitiva e próxima do público-alvo, esta ferramenta é bastante útil para qualquer atividade empresarial, nomeadamente, no mercado da beleza e bem-estar. Neste sentido, saber divulgar nas redes sociais poderá ser a chave para novos negócios.




Estar atento a esta e outras formas de marketing digital é uma forma de acompanhar o ritmo dos mercados e não perder potenciais vendas ou negócios para a sua concorrência. A presença das marcas nas redes sociais é cada vez mais feroz e todos querem ocupar um espaço de destaque e de constante crescimento.


COMO DIVULGAR O SEU NEGÓCIO NAS REDES SOCIAIS

O primeira passo é criar uma página profissional à parte do seu perfil pessoal. É imperativo existir uma separação clara entre esses dois perfis. Desta forma, conseguirá transmitir mais credibilidade e profissionalismo com a inserção de conteúdos específicos da sua área de negócio. As fotos das férias e dos passeios em família terão de ficar apenas no seu perfil pessoal, ok?

Depois de clarificar a sua posição nas redes sociais, passamos para o próximo passo que deverá seguir uma estratégia de comunicação clara e focada em resultados. A Beautyland revela 5 passos simples para melhorar a sua performance nas redes sociais.


1 – NÃO TENTE VENDER A TODO O CUSTO E A TODA A HORA

Apesar de à partida não fazer muito sentido, é fundamental entender a lógica das redes sociais. Se apenas oferecer produtos e serviços, a sua página correrá o risco de cair no esquecimento. Os seus seguidores irão interpretar a sua página como algo chato e nada apelativo que apenas pretende impingir mais e mais vendas, além disso, os seguidores têm tendência em criar laços com marcas, ou seja, a oferta de benefícios e conteúdos de interesse, sem que isso implique em vendas diretas, são um grande trunfo na manga. Por isso, faça passatempos, ações de “giveaways”, faça diretos a partir da sua página e interaja com os seus seguidores. Apresente dicas úteis, partilhe os seus conhecimentos e tendências. Desta forma, conseguirá usar uma estratégia de venda muito mais subtil e dinâmica ao mesmo tempo que cria uma ligação mais próxima junto dos seus clientes. Além disso, este tipo de aproximação ajuda a que estes indiquem o seu produto ou serviço a familiares, colegas e conhecidos que poderão necessitar dos seus serviços. Este círculo de indicações poderá fazer toda a diferença.





2 – CRIE CONTEÚDOS QUE FAÇAM A DIFERENÇA

Os conteúdos têm como objetivo oferecer valor ao seu negócio. As dinâmicas de proximidade junto dos seus clientes é fundamental. No entanto, a imagem que transmite deverá também ela ser limpa e graficamente adaptada ao design da marca, garantindo uma coerência visual, que resultará num maior destaque da sua marca comparativamente a outras. Um logótipo ou marca com critério é fundamental. Nesta fase, se não tiver qualquer conhecimento de edição de imagem, não economize na criatividade e fale com um especialista.




Ofereça aos seus seguidores a sensação de que tem uma consultoria de imagem. Transmitir a ideia de que se preocupa com a imagem do seu negócio é também dar a ideia de que é uma pessoa cuidadosa e que se preocupa com o rigor e qualidade dos produtos e serviços que presta. Construir essa imagem de referência é um dos pilares para melhorar o desempenho da sua marca.





3 – INTERAJA COM OS SEUS SEGUIDORES

A sua página não tem alcance? Não consegue despertar o interesse junto do seu público? Muitos empreendedores desconhecem a existência de algoritmos nas redes sociais. Algoritmos são fórmulas que traçam regras de comportamento das ações que tomamos nas redes sociais, ou seja, são os algoritmos que detetam quais as publicações que tiveram mais “gostos”, comentários e partilhas. Desta forma, os algoritmos entendem que esta publicação despertou o interesse dos seguidores e acaba por promover essas ações fazendo com que essa publicação acabe por  alcançar mais visibilidade, por esse motivo, cada “gosto”, partilha e comentário deverão ser valorizados.





4 – MANTENHA A CONSISTÊNCIA

De nada adianta criar uma página se não colocar conteúdos. São os conteúdos que dão vida à sua página e que a fazem crescer. Se um potencial cliente visitar a sua página e reparar que esta foi deixada ao abandono, seguramente não tentará entrar em contacto.
A publicação contínua, além de oferecer credibilidade junto dos visitantes, ajudam os algoritmos a interpretar a página como uma página dinâmica e fiável.
Para isso, poderá utilizar a ferramenta de agendamento de publicações que permitirá desenhar uma agenda e uma lógica para as suas publicações, não esquecendo que a hora a que essas publicações irão sair, poderão fazer efeito quanto ao seu sucesso. Ter alguém dedicado para esta função, poderá ser uma mais-valia.





5 – ADQUIRA CONHECIMENTOS SOBRE MARKETING DIGITAL

Bloggers e alguns famosos/figuras públicas, são um bom exemplo de pessoas que têm páginas com bastantes seguidores, sendo que em alguns casos, conseguem ter mais seguidores do que algumas marcas de dimensão global. Estas situações acontecem porque é bastante mais fácil criar ligações com um elemento humano do que com uma marca. É por esse motivo que muitas marcas adotam a imagem de famosos/figuras públicas, ou em alguns casos, criam campanhas de marketing em que a marca é convertida nesse elemento humano. Bloggers ou famosos não são na sua grande maioria especialistas em marketing digital, apenas aproveitam um comportamento que é intrínseco nas pessoas e, claro, muitos deles acabam por ter especialistas por trás da gestão das suas imagens.




Seja como for, é muito importante ser criativo e adquirir conhecimento técnico no que toca à presença da sua marca nas redes sociais. Aprender mais sobre estas ferramentas é fundamental para ajudar no crescimento da credibilidade da sua marca. Desafie-se constantemente a conhecer novos recursos de divulgação, opte por aqueles que mais se adequam às necessidades da sua empresa e não se esqueça, melhor que divulgar a sua marca é saber comunicar bem!


 


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