Na Barberhood brinda-se à Movember



No mês de novembro verificaram-se mais bigodes na rua. Sabe porquê? Por causa do Movember! Um movimento lançado pela Movember Foundation que sensibiliza e alerta para a prevenção de doenças que afetam os homens.




Por cada hot towel shave prestado na barbearia Barberhood, 1€ é doado para a Movember Foundation. Um serviço que, para o contentamento dos clientes, se finaliza com um shot de whiskey, da Jameson. Fique com o testemunho de Salvador Rodrigues – barbeiro, fundador e CEO da Barberhood –, sobre a Movember.


Como tem sido o feedback dos seus clientes face ao movimento Movember?

O tema Novembro Azul, ou Movember, ainda é, de alguma forma, desconhecido entre os homens; é pouco falado e, na verdade, é até pouco publicitado. Se compararmos o Movember às ações de sensibilização que existem em relação ao cancro da mama, ainda estamos numa fase muito embrionária. O Movember é um movimento de sensibilização e solidariedade que está a dar os seus primeiros passos, o que faz de nós e outros organismos os primeiros veículos a promover este movimento de imenso potencial, de maneira a chegar aos ouvidos e bocas de todas as famílias, homens e mulheres – costumo dizer que a solidariedade não tem género nem idade.
O feedback dos nossos clientes traduz-se na curiosidade em relação aos temas, a vontade de se envolverem na causa, de se preocuparem e de questionarem mais quanto à sua própria saúde. Temos por hábito partilhar artigos, informações e debatemos alguns temas desse cariz com os nossos clientes. Há uns anos, chegámos a oferecer um voucher aos nossos clientes, no valor de 50€, para poderem fazer um PSA – um exame não invasivo, feito através de uma colheita sanguínea, cujo valor obtido permite ajudar a diferenciar se estamos na presença de uma situação de aumento benigno da próstata ou de cancro.

A nossa missão é a de passar o verdadeiro valor deste movimento e incentivar os nossos clientes a serem mais felizes, despreocupados e open mind. É uma ação de sensibilização que fazemos entre homens. O silêncio é a pior solução!




É doado 1€ por cada hot towel shave efetuado na Barberhood. Há clientes que solicitam esse serviço já a pensar na Movember?

O hot towel shave é um dos momentos altos do mês para muitos dos nossos clientes. Evadem-se dos problemas e do stress, é como se o relógio parasse – um momento de descontração e cuidado próprio, tanto a nível de imagem como de se sentirem revitalizados. Os nossos clientes que procuram o bigode não o fazem pelo 1€ que doamos a fundação Movember, mas sim porque querem fazer parte do movimento e apoiar a causa. Esta vontade dos nossos clientes é valorizada muito acima do 1€ que doamos. Fazer parte, preocuparmo-nos e ajudarmos o próximo é o que demonstra o verdadeiro valor desta ação.
Valorizo imenso o aumento de clientes que procuram os seus grandes bigodes, ou até falta deles, durante o mês de novembro, por quererem fazer a diferença, não pelo bigode, mas por quem realmente são. O bigode é apenas a imagem de marca do Movember. Não precisa de ser novembro nem termos bigode para fazermos a diferença, e obviamente não precisamos de ser homens, até porque todas as mulheres (sejam elas amigas, filhas ou as nossas parceiras de vida) têm um papel super importante neste tema. Nunca repararam na abertura que as mulheres têm em falar sobre temas que os homens têm preconceito ou medo de falar? O conceito é não haver tabus! E acreditem que esta maneira de estar tem impacto em todas as áreas da nossa vida. Obrigado Mo Sisters!


Há quanto tempo é que o seu espaço colabora com a Movember?

Desde sempre. Colaboramos com este movimento desde 2015 – o ano em que a Barberhood foi fundada –, tomei conhecimento da importância e dinâmica do movimento em algumas convenções de barbeiros e cabeleireiros que visitei. Todos os anos, procuramos novas dinâmicas a ações de forma a popularizar e envolver os nossos clientes no movimento. A missão é ajudar a apoiar e desmistificar. Futuramente, queremos colaborar mais e melhor com clínicas e outros organismos da saúde de forma a darmos mais e melhor a todos os homens que nos visitam.




Considera que o valor angariado na Barberhood tem vindo a aumentar em relação aos anos anteriores?

O montante angariado tem bastante valor, mas se o compararmos com o impacto que podemos ter em todas as pessoas que nos seguem, que visitam as nossas lojas e em todas as famílias que recebem a nossa mensagem, o valor é inestimável e bastante superior. Claro que, um dos focos é a angariação de fundos, mas o nosso maior foco é a grande missão de fazer a diferença nas vidas de todas as pessoas a quem conseguimos chegar, seja de forma online ou offline. A ação é desenvolvida através dos meios de comunicação, da internet e de forma pessoal nos nossos espaços, todos os anos surgem novas estratégias e ações para atingirmos mais pessoas.




Está nos planos continuar a participar nesta iniciativa?

O bem-estar de quem nos rodeia está tão enraizado na nossa equipa e na nossa cultura empresarial, que temas como o Movember, ações de sensibilização e de apoio ao próximo, fazem parte do nosso dia a dia e principalmente da nossa missão enquanto empresa. Não estamos cá para cortar cabelo, fazer barbas e aconselhar produtos, mas sim para mudar mindsets, partilhar felicidade e motivação ao nosso núcleo de clientes, amigos e equipa. Os nossos serviços e produtos são apenas um veículo para o concretizarmos.




Gostaria de deixar um apelo a todos os seus colegas de profissão para que participem também na Movember e se tornem em Mo Brothers ou Mo Sisters?

Na verdade, todos nós somos responsáveis por ser Mo Bros, Mo Sisters, Mo Wifes, Mo Husbands e Mo Parents. Não é uma questão de géneros, mas sim de ecossistema. Precisamos de comunicar, viver e sentir! E é impossível fazê-lo sozinho. Vivemos em comunidade e devemos valorizar a capacidade de aceitação e partilha. Movember não é um tema apenas para barbearias e cabeleireiros masculinos, nem é um tema para ser trabalhado apenas em novembro, é uma batalha diária! A saúde, independentemente do género ou do agregado familiar, tem impacto na felicidade de todos nós, e sem dúvida que juntos somos mais fortes! Ninguém fica para trás, e o silêncio não é solução! Por isso o apelo que deixo não é de profissional para profissional, mas sim de amigo para amigo.




Vamos fazer a diferença, e como já disse: juntos somos mais fortes! Deixar preconceitos e tabus de lado e começar a viver sem medo do que vão pensar de nós. Com respeito pelo próximo, espírito de entreajuda e, principalmente, com uma atitude de fazer e não de ficar à espera – o céu é o limite.





 


Artigos Relacionados

Já conhece o embaixador da The Barber Company?
Barbearia
Já conhece o embaixador da The Barber Company?
Dá cartas no mundo da representação e não só!
Ver
Twenty Six
Barbearia
Twenty Six
Criada por barbeiros para homens sem medo
Sinners Legacy
Barbearia
Sinners Legacy
Os barbeiros que estão a mudar a indústria
Assine já