Estará a pôr o seu bem-estar em risco?



Hairstylists, esteticistas, estilistas de unhas e maquilhadores que se dedicam a proporcionar bem-estar aos seus clientes, podem estar a pôr em risco o seu próprio bem-estar. Saiba quais as consequências associadas ao trabalho do setor de beleza e como evitar o seu aparecimento.




O SEU BEM-ESTAR TAMBÉM CONTA

Como profissional de beleza, o seu papel passa por proporcionar momentos de bem-estar aos seus clientes, seja com uma massagem para relaxarem, um corte de cabelo e uma maquilhagem para se sentirem mais bonitas ou uma manicure e pedicure para dar mais cor ao look. Seja qual for o serviço que o seu espaço oferece, há que ter em atenção de que forma executa esses mesmos serviços e se, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho, pratica hábitos saudáveis, em prol do seu bem-estar.

Se as condições em que trabalha e os métodos que utiliza não forem os mais adequados, estes podem ser os responsáveis por lhe trazerem implicações na saúde que, por sua vez, comprometem o desempenho do seu trabalho.




ATENÇÃO AOS SINAIS

Não ignore os sinais que o corpo lhe dá. Estar atento ao surgimento de eventuais alterações, quer sejam visíveis ou não, é essencial para detetar, desde cedo, possíveis implicações na sua saúde. As consequências vão desde reações alérgicas, dermatoses, distúrbios respiratórios, digestivos, osteoarticulares e venosos e, ainda, doenças infetocontagiosas.


Alergias



Há determinados produtos que ao entrarem em contacto com a sua pele, ou vias aéreas, lhe poderão causar algum tipo de reação alérgica. Comichão, vermelhidão, manchas, borbulhas, congestão nasal, tosse, espirros e dor de cabeça, são exemplos de possíveis sintomas alérgicos.


Dermatoses



Dermatose é o nome genérico que se dá às doenças de pele. Exemplo disso são os eczemas, uma reação inflamatória da pele que tanto pode ser causada por contacto direto com uma determinada substância, ou através de uma superfície contaminada.


Distúrbios respiratórios



O contacto direto com produtos, cuja composição química seja muito forte, pode provocar distúrbios respiratórios. A designada asma profissional pode causar-lhe dispneia (dificuldade a respirar), opressão no peito, respiração sibilante (som semelhante a um assobio), rinorreia (fluxo de mucosidades do nariz), olhos lacrimejantes e tosse.


Distúrbios digestivos



O stress e a ansiedade podem ter fortes implicações na sua saúde, revelando-se em distúrbios digestivos, como as gastrites (inflamação das paredes internas do estômago), as úlceras (ferida) e a dispepsia (dificuldade em digerir).


Distúrbios osteoarticulares



As lesões relacionadas com o trabalho de um profissional de beleza caracterizam-se pelos seguintes sintomas: dor, desconforto, sensação de dormência – “formigueiro” – e sensação de perda de força nas áreas afetadas ou próximas. Uma lesão muito comum é a do canal cárpico (tendão da mão), causada por movimentos repetitivos.


Distúrbios venosos



De cariz genético, os distúrbios venosos são influenciados por se estar demasiado tempo de pé ou sentado. Pernas cansadas e tornozelos inchados são indícios de: telangiectasias (vasos capilares finos vermelhos ou acastanhados), pernas inchadas, inflamação nas veias, varizes e insuficiência venosa (dificuldade em levar o sangue de volta ao coração).


Doenças infetocontagiosas



As doenças infetocontagiosas, causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas, são facilmente transmitidas entre pessoas. Por isso mesmo, deverá tomar em especial atenção caso entre em contacto com um cliente infetado. Tuberculose, VIH, hepatites virais e Covid-19 são alguns exemplos.



PREVENÇÃO

Utilizar os cuidados necessários à prática dos serviços que presta é essencial para garantir a sua segurança e bem-estar. Para prevenir as situações mencionadas acima, apresentamos-lhe estas dicas que deverá adotar diariamente, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e produtividade durante o horário de trabalho.




Para os profissionais de beleza no geral:
 
  • • Mantenha o espaço limpo e arejado. Deste modo proporciona um ambiente convidativo e acolhedor, onde garante a higiene e segurança, assim como a circulação do ar;
  • • Utilize material de proteção adequado aos serviços que presta, como as luvas e as máscaras. Assim, tanto se protege dos produtos com que entra em contacto, como atua, também, como uma medida de higiene e segurança entre si e o cliente. Vivemos tempos em que a utilização deste tipo de material de proteção é obrigatório, no entanto, é aconselhável que se mantenha o seu uso, uma vez que cria uma barreira contra as alergias, dermatoses, distúrbios respiratórios e doenças infetocontagiosas;
  • • A prática regular de atividade física é importante para se manter ativo e fortalecer o corpo. Reserve um tempo do seu dia e dedique-se a alongamentos, caminhadas ou corridas, nem que por pouco tempo, o importante é que o faça regularmente. Assim, minimiza o aparecimento de distúrbios venosos;
  • • Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável. Com a agenda cheia e poucos minutos livres entre cada cliente, é difícil manter bons hábitos alimentares. Para facilitar, prepare pequenos snacks em casa: ovo cozido, fruta já lavada e de preferência cortada, frutos secos, bolachas de arroz/milho, e claro, lembre-se de hidratar, beba água;
  • • Opte por roupa e calçado confortável. Roupa leve que permita o movimento e calçado adequado que o faça aguentar durante todo o dia de trabalho;
  • • Use vestuário de compressão depois do horário de trabalho ou até mesmo durante, para aumentar o fluxo sanguíneo e dar suporte muscular.


Se trabalha em pé…


 
  • • Escolha calçado ortopédico, para ainda mais conforto;
  • • Alterne a posição de apoio das pernas. Desta forma, estimula a circulação sanguínea, minimiza o inchaço, evita as varizes e alivia possíveis dores;
  • • Sente-se nas horas vagas. Aproveite as pausas entre clientes e o horário de almoço para se sentar. Retire o calçado e eleve as pernas, com a ajuda de um banco.


Se trabalha sentado…


 
  • • Procure deslocar-se sempre que possa. Enquanto estiver a trabalhar mantenha uma postura direita, de modo a evitar futuras complicações a nível da coluna.


APOIO AOS PROFISSIONAIS

Para o caso de contrair alguma das implicações mencionadas acima e necessite de ajuda, a DGS, Direção-Geral da Saúde, juntamente com o SNS, Serviço Nacional da Saúde, e a Segurança Social, têm presente o Programa Nacional de Saúde Ocupacional, pertencente ao Departamento de Proteção contra Riscos Profissionais (DPRP), uma instituição que se traduz na “prevenção, tratamento, recuperação e reparação de doenças ou incapacidades resultantes de riscos profissionais.”.

Contudo, não deixe de consultar um médico especializado na área em questão.


 


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