ASAE instaura processos-crime a salões de beleza e cabeleireiros



A prática de atos médicos em clínicas, salões de estética e cabeleireiros por profissionais não habilitados legalmente para o efeito, resultou em 90 processos-crime instaurados pela ASAE.




Até à data, a ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica – instaurou cerca de 90 processos-crime pela usurpação de funções de medicina estética, nomeadamente a injeção da toxina botulínica (botox) e o preenchimento com ácido hialurónico por profissionais não habilitados legalmente para tal, em clínicas, salões de beleza e cabeleireiros. A realização destes procedimentos de harmonização facial e de qualquer outro com recurso a técnicas invasivas, como os fios tensores, “(...) é exclusiva dos profissionais da Medicina, estando vedada a pessoas sem esta habilitação legal", sublinha a ASAE, através de comunicado.




“Estando em causa a prática de atos médicos por pessoa não-habilitada para tal, tais situações podem constituir um perigo para a integridade física de quem se submete a estes procedimentos, sendo que, por vezes, estes são a causa de danos físicos permanentes e irreversíveis, tal como reportado em inúmeras denúncias dirigidas à ASAE”, salienta.
A Ordem dos Médicos, a Entidade Reguladora da Saúde e o INFARMED têm colaborado com a ASAE nestas ações inspetivas que resultaram na "apreensão de diversos dispositivos médicos, de equipamentos e de outros utensílios usados na prática da infração criminal”, anuncia o organismo.




Por se tratar de uma atividade muito lucrativa, a ASAE irá continuar a acompanhar esta situação, de maneira a promover “a proteção da saúde pública e dos consumidores”.
 



Artigos Relacionados

For Every You Festival
Novidades
For Every You Festival
Inspiração, técnica, comunidade, identidade, futuro
Ver
Summer Beauty Essentials
Novidades
Summer Beauty Essentials
Conheça os essenciais de verão das melhores marcas profissionais
Ver
HeadUp: Cuidar de quem cuida
Novidades
HeadUp: Cuidar de quem cuida
Estivemos na formação HeadUp da L’Oréal Professionnel
Ver
Assine já