A SORISA está de parabéns!





Tudo começou em 1980, há 40 anos! Há quase meio século que o mercado da beleza e do bem-estar recebeu a Sorisa, uma empresa direcionada para os profissionais e espaços de estética. Com soluções de eletroestética, fitness, reabilitação e lazer, esta marca oferece os mais diversos equipamentos e produtos, disponibilizando ainda, serviços de assistência técnica, formação, exploração de espaços, projetos e estudos de viabilidade.
Como a Beautyland não poderia deixar passar esta data em branco, convidámos Águeda Jiménez, o rosto da empresa, para conversar e partilhar a sua história, assim como, a história destes 40 anos de existência da Sorisa.




Como difere a Águeda Jiménez de 1980 e a dos dias de hoje, após 40 anos de existência da Sorisa?

Há 40 anos era uma jovem com muita ambição, paixão e com muitos projetos em mente, uns que se realizaram e outros que ficaram para trás. Quando iniciámos este projeto, em 1980, a realidade da sociedade na época era completamente diferente daquilo que é agora.
Atualmente, com uma idade já mais avançada, considero que sou muito mais cautelosa, profissional e segura daquilo que pretendo que deve ser ou daquilo que pode ser efetuado, duas coisas bastante diferentes. Faço uma análise aos projetos que todos os dias me aparecem, se têm viabilidade e se detenho todos os recursos necessários para os realizar.




Houve algum obstáculo/dificuldade que afetou o desenvolvimento da empresa?

Em 40 anos, o que mais houve foram obstáculos! Quando as empresas estão inseridas num setor como este, têm concorrência e tantas outras adversidades, umas mais fáceis e outras mais difíceis de ultrapassar. Quando estamos todo este tempo numa empresa como a Sorisa, líder no setor da estética, os obstáculos que surgem diariamente, são muitas vezes difíceis de resolver. Temos de pensar no porquê deste surgir, como o ultrapassar e de que maneira podemos melhorar a nossa qualidade de trabalho e rentabilidade da empresa. É o que dá paixão para continuar!





Qual é a verdadeira concorrência da Sorisa?

A Internet. Entidades que comercializam um determinado equipamento com um valor inferior ao do mercado nacional, no entanto, a nível de qualidade e resistência não tem comparação. Todos os equipamentos da Sorisa são certificados! Tenho pena que haja profissionais que optem pelo mais barato em vez da qualidade e segurança de um determinado equipamento ou produto. Uma batalha onde a Internet tem os canhões e as empresas apenas as espadas.


Qual a importância que vê na comunicação de uma empresa? É um setor tão relevante como o das vendas?

A comunicação é a vida de uma empresa! Hoje em dia, não há vendas sem uma boa comunicação. Podemos ter o melhor vendedor, mas se não se tem uma comunicação agressiva e sustentável, os objetivos não serão atingidos. A imagem do produto, a sua divulgação junto do seu target, a constante presença nas redes sociais, websites e revistas da especialidade, é um fator muito importante para a sua comunicação, assim como, para a solidez da imagem da empresa que o comercializa.







Quais os momentos mais marcantes ao longo destes 40 anos?

Um dos momentos mais marcantes, que me deram a certeza de que a Sorisa ia durar muitos anos, foi a abertura das lojas no Porto, Coimbra, Faro e no Funchal. Aí, senti que tinha uma responsabilidade acrescida, quer a nível de tesouraria, quer a nível profissional como também pessoal. Para formar pessoas que se encontravam a 300 km de distância, tínhamos sempre a necessidade de viajar de um lado para o outro. Na altura, as tecnologias não estavam tão evoluídas e as videoconferências não existiam.
Termos conseguido manter a empresa viva nos vários pontos do país, foi, e continua a ser, um dos aspetos mais significativos.


Sente-se realizada com tudo o que conquistou até agora?

Sou uma pessoa muito exigente, realizada totalmente nunca estarei. Já estou reformada há alguns anos, mas por ainda me encontrar a trabalhar, não posso dizer que me sinto 100% realizada. A estética é a minha vida, à parte da minha família. Em primeiro lugar, diria que está a minha família, o meu filho que adoro, os meus netos de 22 anos e 5 meses, a mais recente alegria da casa.
Posso dizer que me sinto realizada a nível pessoal, no entanto, a nível profissional tenho ainda muitas metas a atingir apesar desta pandemia que teima em não colaborar. Está a ser muito complicado realizar negócios sustentáveis de forma a manter a estrutura da empresa Sorisa, que atualmente emprega mais de 100 pessoas. Estivemos meses fechados, o mercado enfraqueceu e o setor não tem os clientes que quer, precisa e merece.
A Sorisa está viva depois de 40 anos, e isso é muito bom!




O que nos pode revelar quanto a futuros projetos?

A Sorisa nunca pára de ter projetos! Vamos esperar que esta situação de pandemia se ultrapasse e que se retome a uma realidade o mais normal possível, para podermos abrir novas escolas nos restantes pontos do país que ainda nos faltam. A EFAPE encontra-se em Coimbra, em Faro e em Lisboa. Vamos ver se a pandemia nos deixa abrir uma escola no Porto, em 2021.




O que acha da Beautyland e da forma como comunica aos profissionais do setor da beleza e bem-estar?

A Beautyland é uma revista de qualidade que contém imagens muito apelativas e conteúdos muito bons, só o papel já convida a sua leitura. Penso que é uma revista que o setor de estética precisa! Desde que outras revistas saíram do mercado, o setor da estética ficou muito mal informado. Claro que as redes sociais informam, mas nem tudo o que se lê nessas plataformas possuem uma comunicação clara, profissional e isenta, com artigos de qualidade e de cariz científico. Por vezes, a informação nas redes sociais é distorcida ou até mesmo falsa. A divulgação de conteúdos manipulados que influenciam a prática de tratamentos duvidosos ou a compra de determinado produto ou equipamento, que podem ser prejudiciais tanto para os profissionais como para os clientes.
A Beautyland deveria ter o apoio de todos os profissionais de estética! É uma revista que contém tudo aquilo que a esteticista procura. Oferece artigos científicos e isentos que atualizam os profissionais. É a ferramenta de formação e informação que o setor precisa! A Beautyland deixa-me muito feliz enquanto profissional, porque além de ser uma das investidoras da Sorisa também sou esteticista, e sinto que era este tipo de projeto que precisávamos para dar aos nossos formandos, na EFAPE, artigos de qualidade. Gostei, adorei!




A Sorisa apresenta-se como uma empresa onde a integridade, o compromisso, a confidencialidade e a paixão, imperam! A equipa da Beautyland deseja a continuação de um enorme sucesso e que daqui a 40 anos possamos, uma vez mais, felicitar a marca. Muitos parabéns!


 


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