Ricardo Oliveira
Empreendedor e pai de duas meninas, Ricardo Oliveira licenciou-se na Faculdade de Economia do Porto e realizou o programa Erasmus na Universidade Pierre Mendès-France. Após cinco anos de experiência profissional na Sonae, decidiu abraçar o seu sonho e criou o Zappy, o software de agendamento que hoje é líder em Portugal.
Como tem sido a aventura de construir um software e uma marca de raiz?
Tem sido fantástica. Estou muito contente com o nosso crescimento e com o feedback que recebemos do mercado. A nossa equipa é a razão principal do sucesso do Zappy. Somos todos apaixonados pelo que fazemos e sentimo-nos muito acarinhados pelos nossos clientes.
Como é que o mercado está a reagir às dificuldades que atravessamos nos últimos dois anos?
Têm sido tempos muito desafiantes para todos. Felizmente, os setores onde operamos têm profissionais muito resilientes que conseguiram ultrapassar a pandemia, sustentar o negócio e, em muitos casos, aumentar o número de marcações. Face a isso, temos tido cada vez mais adesões e aumentámos a nossa base de clientes. Hoje, só em Portugal, processamos mais de 500 mil marcações por mês, com um volume cada vez maior de marcações online (agendadas pelos clientes).
Quais as ferramentas mais valorizadas pelos profissionais?
Não é fácil escolher. O envio automático de lembretes SMS é, normalmente, a ferramenta pela qual somos mais procurados mas, rapidamente se apaixonam pelas marcações online, gestão de packs de sessões, caixa e, mais recentemente, os pagamentos MB WAY que já estão integrados com a agenda.
Isso significa que quando um cliente paga com MB WAY, a marcação mostra logo que o pagamento foi efetuado?
Sim, exatamente. E isso fez com que muitos profissionais começassem a enviar pedidos de pré-pagamento de marcações (com o valor total ou apenas uma percentagem) com o objetivo de responsabilizar mais o cliente e reduzir as faltas.
Tem sido fantástica. Estou muito contente com o nosso crescimento e com o feedback que recebemos do mercado. A nossa equipa é a razão principal do sucesso do Zappy. Somos todos apaixonados pelo que fazemos e sentimo-nos muito acarinhados pelos nossos clientes.
Como é que o mercado está a reagir às dificuldades que atravessamos nos últimos dois anos?
Têm sido tempos muito desafiantes para todos. Felizmente, os setores onde operamos têm profissionais muito resilientes que conseguiram ultrapassar a pandemia, sustentar o negócio e, em muitos casos, aumentar o número de marcações. Face a isso, temos tido cada vez mais adesões e aumentámos a nossa base de clientes. Hoje, só em Portugal, processamos mais de 500 mil marcações por mês, com um volume cada vez maior de marcações online (agendadas pelos clientes).
Quais as ferramentas mais valorizadas pelos profissionais?
Não é fácil escolher. O envio automático de lembretes SMS é, normalmente, a ferramenta pela qual somos mais procurados mas, rapidamente se apaixonam pelas marcações online, gestão de packs de sessões, caixa e, mais recentemente, os pagamentos MB WAY que já estão integrados com a agenda.
Isso significa que quando um cliente paga com MB WAY, a marcação mostra logo que o pagamento foi efetuado?
Sim, exatamente. E isso fez com que muitos profissionais começassem a enviar pedidos de pré-pagamento de marcações (com o valor total ou apenas uma percentagem) com o objetivo de responsabilizar mais o cliente e reduzir as faltas.
O software é flexível e adapta-se tanto a profissionais que trabalham sozinhos como a espaços com dezenas de colaboradores.
Com tantas funcionalidades, e sendo o Zappy o software líder em Portugal, porque sentiram a necessidade de desenvolver uma nova versão do software?
A melhoria contínua faz parte da nossa forma de estar. No Zappy não olhamos para o software como um produto estanque e fechado, pelo contrário, sentimos que há espaço para inovar e queremos sempre fazer melhor. Felizmente, costumamos receber feedback construtivo dos nossos clientes, com novas ideias e funcionalidades complementares, o que é muito enriquecedor e permite-nos validar e orientar o nosso mapa de desenvolvimento em função daquilo que é mais pedido.
Uma das novidades que vão lançar na feira são os gráficos interativos e novos relatórios. De que forma é que isto vai ajudar os negócios?
Acreditamos que estes indicadores vão ajudar muito na análise do negócio, sobretudo porque os profissionais têm o seu dia muito ocupado e quase não sobra tempo para dedicar à gestão. Ora, é aí que o Zappy adiciona valor, pois vai facilitar a visualização de tudo o que se está a passar de forma muita rápida e com poucos cliques. Os profissionais vão conseguir responder a perguntas como:
- Que serviços estão a crescer mais?A melhoria contínua faz parte da nossa forma de estar. No Zappy não olhamos para o software como um produto estanque e fechado, pelo contrário, sentimos que há espaço para inovar e queremos sempre fazer melhor. Felizmente, costumamos receber feedback construtivo dos nossos clientes, com novas ideias e funcionalidades complementares, o que é muito enriquecedor e permite-nos validar e orientar o nosso mapa de desenvolvimento em função daquilo que é mais pedido.
Uma das novidades que vão lançar na feira são os gráficos interativos e novos relatórios. De que forma é que isto vai ajudar os negócios?
Acreditamos que estes indicadores vão ajudar muito na análise do negócio, sobretudo porque os profissionais têm o seu dia muito ocupado e quase não sobra tempo para dedicar à gestão. Ora, é aí que o Zappy adiciona valor, pois vai facilitar a visualização de tudo o que se está a passar de forma muita rápida e com poucos cliques. Os profissionais vão conseguir responder a perguntas como:
- Algum colaborador está a reduzir o ritmo de marcações?
- Quantos clientes novos consegui este mês?
- Que origem/canal de divulgação está a trazer mais clientes?
- Estou a conseguir ganhar mais ou menos que no ano anterior?
E depois, haverá mais novidades? O que podem adiantar?
Sim, por exemplo, o separador Definições será bastante mais completo e os profissionais vão poder configurar tudo de forma autónoma e sem depender do apoio ao cliente. Todas as funcionalidades vão ficar disponíveis tanto em computador como na app móvel, com a versão mobile a ganhar a mesma autonomia da versão de computador. Numa fase seguinte, será possível utilizar a agenda mesmo sem ligação à internet. Estamos muito entusiasmados com estes desenvolvimentos e com o decorrer dos trabalhos.
Os clientes atuais do Zappy vão ter direito à nova versão?
Sim, todos os profissionais ativos terão o direito à nova versão do software e a transição, para além de gradual, será suave pois os dados são compatíveis com ambas as versões.
A melhoria contínua faz parte da nossa forma de estar e queremos sempre fazer melhor.
Existe algum tipo de fidelização?
Não, o Zappy não obriga a qualquer fidelização. Aliás, posso até dizer que não gosto muito de contratos de fidelização. Nós acreditamos muito no que fazemos e, felizmente, os nossos clientes adoram o software e sabem que estamos sempre disponíveis para ajudar. A partir daí, percebem que o Zappy não é bem um custo, mas sim um investimento com um retorno muito superior ao que alguma vez imaginaram. Mas não preciso ser eu a dizer (risos), os nossos clientes falam por nós.
Todas as funcionalidades vão ficar disponíveis tanto em computador como na app móvel, com a versão mobile a ganhar a mesma autonomia da versão de computador.
E os profissionais que queiram aderir ao Zappy, como podem fazer?
Convido todos a experimentarem o software – oferecemos 14 dias, sem compromisso, para que possam testar a agenda e comprovar as potencialidades. Vão receber o apoio da nossa equipa, que é fantástica, e ajuda muito na passagem para o Zappy. Oferecemos também uma sessão de demonstração onde um especialista em agendamento ajuda a configurar o software à medida de cada negócio.
PREÇO E CONDIÇÕES
- • A partir de 19€ por mês (sem comissões)
- • Sem contrato de fidelização
- • Pagamento mensal ou anual com desconto
- • Oferta de 14 dias de experiência
Instagram @zappy_pt