Claude Tarantino



Mais do que um cabeleireiro de renome internacional, Claude Tarantino é um artista da beleza, um formador apaixonado e um empreendedor resiliente. Com raízes humildes, uma carreira moldada por talento e determinação, e uma filosofia que alia luxo e proximidade, Claude Tarantino regressa a Portugal para dar início a um novo capítulo profissional ao lado do seu velho amigo e parceiro, Christophe Cadoret. O objetivo é inspirar e capacitar os profissionais de beleza a elevar os seus negócios.

 
Claude Tarantino é muito mais do que um cabeleireiro de excelência, é um visionário de beleza que transformou uma formação técnica rigorosa numa arte sensível, humana e personalizada. Ao longo da sua carreira, evoluiu de aprendiz disciplinado para criador intuitivo e desenvolveu uma filosofia onde o luxo encontra o bem-estar e a proximidade. Orgulhoso da sua origem humilde e determinado a honrar os sacrifícios dos seus pais imigrantes, venceu desafios num meio competitivo, afirmando-se com autenticidade e valores firmes: ousadia, respeito e humildade. Agora, ao lado de Christophe Cadoret, com quem partilha uma longa amizade e visão comum, prepara-se para criar um clube de formação de excelência, o Business Club Tarantino & Cadoret, com o propósito de capacitar profissionais motivados a alcançar novos patamares na sua arte e nos seus negócios.

 

Como descreve a evolução da sua visão artística desde os seus primeiros anos na profissão até à criação da sua própria marca?

A minha visão artística evoluiu ao longo do tempo. No início da minha carreira, ela era principalmente baseada numa rigorosa educação e técnicas repetitivas que eram seguidas com precisão.  Com este processo adquiri muita autoconfiança, pude adotar uma abordagem mais fluida e menos académica. Cada um tem a sua própria visão, inspirada pelos mestres de ontem e de hoje. O essencial é estar atento às consumidoras para compreender melhor quais são as suas necessidades e conseguir corresponder às suas expectativas através de conselhos personalizados.
 
Cada um tem a sua própria visão, inspirada pelos mestres de ontem e de hoje. O essencial é estar atento às consumidoras para compreender melhor quais são as suas necessidades e conseguir corresponder às suas expectativas através de conselhos personalizados.

A sua filosofia combina luxo, bem-estar e proximidade. Como consegue manter este equilíbrio na experiência que oferece nos seus salões?

O equilíbrio constitui a linha de condução e baseia-se num método que desenvolvi. É essencial decifrar as necessidades da cliente para atender cada indivíduo com respeito aos seus desejos. Usando o acessório “cabelo”, esforço-me para trazer um detalhe de beleza que sublime ainda mais sua beleza natural.
 

Que conselhos daria aos jovens cabeleireiros portugueses que sonham em construir uma carreira sólida e inovadora como a sua?


Primeiramente, é essencial saber definir a beleza. Essa definição deve excluir fatores como a idade, o peso e a altura, porque a beleza não tem fronteiras. As palavras-chave são ter em si uma dose de ousadia, de provocação, de respeito, de humildade e de escuta, adaptadas a cada consumidor. Essa é a verdadeira chave do sucesso.


 

Quais foram os maiores desafios que enfrentou ao longo do seu percurso e como é que os superou?

Como filho mais novo de uma família de quatro filhos, oriundo de pais imigrantes que se sacrificaram toda a vida para nos oferecer o melhor, eu quis fazer o melhor e provar que eles tomaram as decisões certas para conseguir também mimá-los. Além disso, neste mundo de tubarões onde predomina a inveja e a rivalidade, ser filho de imigrantes provinciais entre os grandes parisienses motivou-me a dedicar-me cada vez mais e a mostrar que os maiores desafios são superáveis. Nunca quis imitar, mas sim permanecer fiel aos meus valores, o que me levou onde estou hoje.
 

Como vê o papel da formação contínua na evolução dos profissionais da beleza nos dias de hoje?

A formação é indispensável, especialmente neste mundo digital. Trazer uma experiência humana é essencial: “um cabeleireiro que fala aos cabeleireiros”, esse sou eu. Nunca poderia abandonar o salão para fazer apenas formação, pois um sem o outro não resulta em nada de ótimo. O fato de nunca ter saído dos meus salões permitiu-me manter contacto com a realidade atual e criar técnicas e métodos de abordagem para ir sempre mais longe.
 
 A formação é indispensável, especialmente neste mundo digital. Trazer uma experiência humana é essencial: “um cabeleireiro que fala aos cabeleireiros”, esse sou eu.

A marca Claude Tarantino International expandiu-se com sucesso por França. Há planos ou ambições de internacionalização para outros países?

Sendo embaixador de uma marca reconhecida internacionalmente, tive a oportunidade de viajar pelo mundo e trazer os meus conhecimentos e a minha experiência a muitos países. Muitos deles permanecem em contacto comigo: Colômbia, Argentina, Turquia, Itália, Espanha, Rússia e muitos outros. Para mim, isso é um desenvolvimento significativo, e hoje considero a possibilidade de retomar contacto com Portugal através do meu amigo Christophe, para desenvolver um Business Club baseado nos seus conceitos e marcas de alta qualidade, ajudando os profissionais mais motivados a expandir ainda mais os seus negócios. Quanto ao resto, prefiro não me estender muito e concentrar-me no mercado Francês para não deixar nada ao acaso.
 

Como mantém a criatividade viva e a inspiração constante após tantos anos de carreira?

Continuo criativo e inspirado graças à minha grande curiosidade e à minha capacidade de escuta atenta das consumidoras, que são a minha fonte de inspiração atual e para o futuro. A rua, os transportes, a atmosfera de um lugar, tudo isso alimenta a minha criatividade. Além disso, as redes sociais tranquilizam-me ao validar as minhas ideias e permitirem-me compartilhar as minhas criações com outros profissionais.




Como nasceu a sua ligação com Christophe Cadoret e o que destaca dessa colaboração?

Conheci o Christophe há mais de vinte e cinco anos durante um show que ele organizou para mim, em Portugal, com mais de 2000 profissionais. O contacto e o nosso feeling foi imediato. Apreciei o facto de ser um homem ambicioso, carismático e trabalhador, qualidades que valorizo particularmente.
 

Que valores partilha com Christophe Cadoret que tornam essa relação profissional tão especial?

As cinco palavras que me caracterizam também se aplicam a ele: ousadia, provocação, escuta, respeito e humildade. Eu acrescentaria a sinceridade, a honestidade, assim como a importância da família e do respeito com o próximo.
 

Por fim, o que ainda deseja realizar na sua carreira, quais as suas maiores ambições por concretizar?

Acho que consegui realizar o que realmente me representa. Eu amo as pessoas e desejo continuar a torná-las bonitas, a fazê-las sonhar, acompanhando-as para sublimar a sua beleza.


 


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