“Amo a barbearia cada vez mais!”



Se der de caras com uma cadeira velha e gasta ao entrar na Barbearia do Celso nas Olaias, em Lisboa, não se espante. Trata-se da primeira cadeira que o profissional teve quando começou a trabalhar em Portugal há 14 anos, um “amuleto do coração” de onde tirou os primeiros ordenados e que o relembra todos os dias da dedicação e amor que investe no que faz.



Celso Nascimento nasceu no ano de 1974, em Minas Gerais, Brasil, e abriu a primeira Barbearia em 1999 na Serra Espírito Santo até decidir mudar-se para Portugal.  “Por causa da insegurança e violência decidi vir para cá no dia 13 de novembro de 2004. Um mês depois já estava a trabalhar”, conta à BEAUTYLAND.




O formador e mestrado em barbearia, mais conhecido por Celso Barbeiro, instalou-se durante sete anos numa Barbearia que lhe permitiu conhecer o público português.Trabalhava numa outra barbearia quando surgiu a oportunidade de criar o meu próprio negócio”, lembra. Apesar de já ter uma carteira grande de clientes e a maior parte ter vindo do antigo local onde trabalhava, foi com muita dificuldade que iniciou o próprio negócio. “Anteriormente tinha uma média de 60 clientes por dia e quando abri o meu negócio tinha apenas um. O primeiro mês foi muito fraco, o segundo pior ainda, mas o terceiro superou os outros dois. De lá para cá o negócio tem sido abençoado porque vindo sempre a crescer”, partilha. Para além disso, “o feedback dos clientes tem sido muito positivo, eles gostaram da ideia de eu ter o meu próprio espaço”, revela. E acrescenta: “Depois de me tornar proprietário da Barbearia consegui ver o que não via antes, abri mais a mente em termos de trabalho, atendimento e criatividade”, acrescenta.


FORTE NO DEGRADÉ

Hoje, para além do espaço nas Olaias onde trabalha com o colaborador Victor Alves, tem outra Barbearia em parceria com um amigo, a CR BARBEARIA, em Odivelas, Lisboa. Somos uma equipa de quatro no total e só neste espaço fazemos em média 50 atendimentos por dia. É pouca gente para tanto trabalho, mas o lado bom é que desenvolvemos mais a técnica, sabemos que temos de ser rápidos, práticos e objetivos”, explica Celso Nascimento.




Os serviços que Celso Barbeiro oferece vão desde o corte de cabelo a tesoura e máquina ao design de barba com corte a máquina e a navalha, alinhamento, disfarce e pintura, passando ainda pelos penteados, madeixas, desfrisagem e descoloração.

“Somos muito ecléticos, fazemos trabalhos desde o old school ao moderno, mas o nosso forte é o efeito degradé. Tornámo-nos uma referência por causa disso pois numa altura em que quase ninguém fazia ou tinha dificuldade, alguns demoravam em torno de 40 minutos a uma hora, nós fazíamos o serviço em 15 minutos e com uma perfeição que continua até hoje. Isto chamou a atenção de outros barbeiros e donos de barbearias para levar este nosso método de trabalho para fora e é isso que tem sido feito na Itália, em Espanha e no Brasil”, conta Celso Nascimento.


FAMOSOS E REDES SOCIAIS

O primeiro cliente famoso entendido por Celso Barbeiro nas Olaias foi Miguel, antigo lateral do Benfica e Valência. Desde então muitas outras celebridades passaram pela cadeira do profissional, como ministros, apresentadores de TV, cantores, atores, etc. Ainda assim, Celso Barbeiro mantém a humildade e atende todos os clientes da mesma forma. “Nunca distinguimos os clientes, se são famosos ou não. O atendimento é igual para todos, se tiver marcação atendemos, se não vai ter de esperar como qualquer outro cliente”, assegura o profissional.



Celso Barbeiro está muito presente nas redes sociais, onde partilha constantemente os trabalhos que realiza dentro e fora do país, pois considera que é esta uma forma de atrair novos clientes. “Temos vídeos espalhados pelo mundo com mais de um milhão de visualizações. Tudo feito com humildade e amor, acho que esse é o segredo do sucesso: humildade, respeito pelos colegas e transmitir o conhecimento porque se não deixarmos legados nunca evoluímos”, afirma.

Para além das redes sociais, outro tipo de marketing bastante positivo para atrair novos clientes também “tem sido feito de boca em boca” porque, segundo Celso, “fazer um bom serviço a um cliente é meio caminho andado para que este nos referencie a alguém”, justifica Celso.

Já para cativar os clientes a continuar a frequentar as unidades de Barbearia, Celso considera fundamental, além de fazer um bom trabalho, respeito e carinho. “Tentamos sempre fazer o melhor, cada corte que fazemos tentamos superar o anterior a nível de qualidade para sempre fidelizar os clientes. Depois fazemos também um miminho como passar um gel diferente ou algo assim”, explica.


ACADEMIA DE BARBEIROS

“A ideia da Academia surgiu entre 2013 e 2014, porque sempre viajei muito para dar workshops e muitos dos alunos que participavam queriam vir a Lisboa ter uma formação exclusiva comigo”, lembra Celso. Então, o ano passado, o profissional finalmente formou a Academia de Barbeiros em Olaias, onde se realiza cursos, especializações, workshops, aperfeiçoamento, entre outros.

O conhecimento promovido na Academia inclui, de acordo com Celso, praticamente todos os assuntos ligados à barbearia. “Todo o trabalho que faço, a técnica, visagismo, compromisso com os clientes, tudo é passado na Academia”, afirma. Para estimular a formação profissional, “além de passar o que eu sei é conversando bastante”, acrescenta.




O próprio Celso Nacimento sempre apostou na formação profissional ao longo da carreira e em janeiro do próximo ano vai para Londres tirar mais uma pois “para estar na frente ensinando temos que estar sentados também aprendendo”, refere.

De acordo com o barbeiro, “quem quer ter uma carreira em barbearia deve ter muita paciência, perseverança, força de vontade e gostar da profissão porque tudo só dá certo quando se ama. Eu já sou barbeiro desde 1989 e de lá para cá amo a barbearia cada vez mais! Acho mesmo que me tornei uma referência em barbearia porque amo o que faço”, afirma.


PROJETOS PARA O FUTURO

Celso Barbeiro é hoje uma referência mundial. Ainda assim, o criativo, formador, palestrante, júri nacional e internacional de Barbearia em Portugal, Espanha, Itália, França e Brasil pretende continuar a evoluir. O objetivo passa por consolidar-se como referência em Formação de estética masculina tanto em Portugal como fora do país e ampliar a atuação para o resto do mundo. Nos projetos para um futuro próximo está já em andamento a abertura de dois novos espaços em Londres e em França. No próximo ano podemos também esperar uma linha de cuidados com a assinatura do Celso Barbeiro e ainda uma linha de acessórios masculinos. “Há muitos turistas que nos vêm conhecer a Lisboa e acabam por querer levar uma recordação”, justifica.

 


Artigos Relacionados

Já conhece o embaixador da The Barber Company?
Barbearia
Já conhece o embaixador da The Barber Company?
Dá cartas no mundo da representação e não só!
Ver
Twenty Six
Barbearia
Twenty Six
Criada por barbeiros para homens sem medo
Sinners Legacy
Barbearia
Sinners Legacy
Os barbeiros que estão a mudar a indústria
Assine já