Miguel Ângelo



Com raízes moçambicanas, apaixonado por motas, viagens e um bom convívio com amigos, pai de dois rapazes e de sobrenome Franquinho, assim lhe apresentamos Miguel Ângelo, o country manager da Alfaparf Milano Portugal, que revela ser um homem com uma forte presença e influência no mundo profissional da beleza e do bem-estar.




Com experiência consolidada na área comercial, fale-nos sobre o seu percurso profissional até alcançar o atual cargo de country manager da Alfaparf Milano Portugal.

Tenho a felicidade de ter um percurso profissional vasto até à atualidade. Tenho estado muito ligado à área comercial, onde destaco algumas responsabilidades, tais como sales analyst, key account manager e diretor comercial numa empresa líder mundial de cosmética , no setor do grande consumo. Também referir que fui diretor de marca, desta vez no setor de produtos profissionais, experiência que me permitiu ter uma gestão mais ampla e integrada do negócio, abraçando a responsabilidade sobre outras áreas para além da de vendas. Estas experiências permitem-me, hoje, ter uma visão mais abrangente do negócio de beleza e bem-estar em Portugal e, ao mesmo tempo, ter maior flexibilidade para me adaptar a novos desafios e exigências do mercado.

Orgulho-me bastante deste percurso e do meu propósito enquanto country manager da Alfaparf Milano Portugal e de poder entender melhor as necessidades e motivações do mercado e da equipa para que, assim, possamos entregar os melhores produtos e soluções e sermos a marca preferida no mercado!


Com mais de 40 anos de história, de que forma é que a Alfaparf Milano conquistou o título de marca italiana número 1 do mercado profissional?




A marca nasce em 1980, graças a uma ideia de Roberto Franchina que, ao lado de uma dezena de pessoas, começou a projetar produtos para o canal de cabeleireiros, no norte de Itália. Alguns anos se passaram e, em 1989, foi lançada a linha de hair care Semi di Lino, destinada a ser o primeiro grande sucesso comercial. No ano seguinte, veio a coloração permanente, Evolution of the Color. Mais tarde, nos anos 90, começa a grande aventura no estrangeiro: primeiro as exportações para Espanha e América Latina, depois as filiais comerciais no Brasil, México, Argentina e Venezuela. A produção também começa a acontecer fora e são inaugurados os primeiros estabelecimentos produtivos no Brasil, México e Venezuela. A vocação para a internacionalização do Grupo foi confirmada e continuou com a abertura de diversas filiais na América Latina, EUA e Austrália.

O título de marca italiana número 1 do mercado profissional deve-se a várias razões que definem o sucesso da marca: a qualidade dos produtos – somos conhecidos por fornecer produtos de alta qualidade; a inovação – é uma marca que busca a inovação e que investe muito em pesquisa e desenvolvimento, para criar produtos que atendam às necessidades reais; o marketing eficaz – queremos ser conhecidos por estas características de qualidade de produtos e investimento em inovação; o relacionamento com os clientes – criamos laços fortes com os nossos parceiros/clientes e procuramos ajudar a desenvolver o negócio com eles; e parcerias estratégicas – faz parte da estratégia ter parcerias com cabeleireiros com quem trabalhamos em estreita colaboração para entender as suas necessidades e criar produtos adequados às suas exigências.

Ora, tudo isto, tem contribuído para uma posição cada vez mais forte e sólida!

As nossas linhas de cor são projetadas para respeitar completamente o fio de cabelo e a pele, e isto distingue-nos!


Como foi o processo da representação da marca em Portugal?

A marca surge em Portugal através de um distribuidor (que era de Lisboa) nos anos 90, mas pouco tempo depois, a Alfaparf Milano decidiu implementar um escritório na zona do Porto. No entanto, poucos anos volvidos, decidiu abrir uma filial em Portugal e ficar com a cobertura total do território nacional e assim iniciar um percurso mais consistente e sólido no território nacional. Desde aí temos vindo a crescer, a profissionalizar abordagens, a reforçar equipas e investimentos, potenciando localmente aquilo que a marca tem de mais forte e distinto!


A paixão pela cor está bastante enraizada na Alfaparf Milano. Considera que o ex-líbris da marca são os produtos de coloração?




Posso dizer que sim. De facto, a cor é a nossa paixão! Temos uma constante busca pela inovação e trabalhamos para estar sempre na linha da frente com as nossas fórmulas. O nosso objetivo é alcançar a coloração ideal. O desempenho dos nossos produtos é uma prioridade e, estou certo que isto é facilmente comprovado por uma grande parte dos profissionais! As nossas linhas de cor são projetadas para respeitar completamente o fio de cabelo e a pele, e isto distingue-nos!


De um modo geral, quais as gamas que mais se destacam?

Todas as nossas gamas são de excelência, mas posso destacar algumas das gamas mais populares. Na parte de hair care, a nossa icónica Semi di Lino: formulada com sementes de linho para hidratar e fortalecer o fio de cabelo; a Lisse Design Keratin Therapy, indicada para cabelos rebeldes com frizz e difíceis de alisar, utiliza a queratina para suavizar o cabelo; a Evolution of the Color, uma coloração que utiliza a tecnologia inovadora em 3 dimensões (Multi-Lamellar Vehicle; Ácido Hialurónico; HCI System) para garantir uma cor vibrante e duradoura; e a Color Wear, uma coloração sem ingredientes de origem ou derivação animal, sem amoníaco, MEA, PPR, álcool e silicones. Estas são apenas algumas das gamas mais populares da Alfaparf Milano, mas a marca oferece muitas outras opções para diferentes necessidades de cuidado e estilo do cabelo. É importante que o cliente consulte um profissional para que o ajude a escolher o produto ideal para o seu tipo de cabelo e necessidades específicas.


Um dos pilares da marca é o projeto educativo. O que é que este tem a oferecer aos profissionais, no seu todo?




A formação é outro dos nossos pilares fundamentais. Relativamente ao programa educativo, dividimo-lo em duas áreas: a formação específica de produto/serviços – para ajudar o profissional a potenciar resultados no salão e a tirar o máximo partido das soluções que apresentamos; e a formação mais abrangente – especializada em áreas como digital/redes sociais, gestão de negócio/salão e visagismo. O objetivo é ir ao encontro das necessidades do mercado. E, de salientar, ainda, que, desde 2022, toda a nossa formação é certificada.


Sabemos que a Alfaparf Milano tem contribuído ativamente para um mundo sustentável sendo premiada como Líder em Sustentabilidade em 2021 e 2022. Fale-nos sobre as práticas sustentáveis que a Alfaparf Milano se comprometeu a adotar.

A sustentabilidade corporativa tornou-se um elemento-chave da nossa estratégia e um valor fundamental da nossa cultura que, na prática, se traduz numa série de ações e objetivos. Algumas dessas práticas incluem: o uso de energia renovável – estamos comprometidos em aumentar o uso de energia renovável nas nossas operações, de modo que instalámos painéis solares nos nossos centros produtivos e de distribuição para gerar energia limpa; a redução de emissões de carbono – estamos a trabalhar para reduzir as emissões de gases de efeito estufa através da utilização de tecnologias mais eficientes e de programas de redução de desperdício; embalagens ambientais – estamos comprometidos em reduzir o impacto ambiental das embalagens, reduzindo a quantidade de plástico utilizado nas embalagens e utilizando materiais reciclados e recicláveis; o uso de ingredientes ecológicos – nos produtos e evitar ingredientes que possam ter um impacto negativo no meio ambiente; programas de reciclagem – a Alfaparf Milano incentiva a reciclagem dos seus produtos e embalagens, oferecendo programas de reciclagem em parceria com organizações locais; e a responsabilidade social – apoio a projetos sociais e ambientais, incluindo ações de combate à pobreza, apoio a comunidades locais e projetos de conservação da natureza.


A Alfaparf Milano revela um lado humano e solidário. Prova disso é o projeto “Beleza em todas as suas formas” que integra jovens e adultos com deficiência intelectual no mercado de trabalho, através da formação de assistente de cabeleireiro. Como é que este projeto surgiu?

O projeto “Beleza em todas as suas formas” teve início no Brasil, em 2013, e alargou-se posteriormente a Itália, Guatemala e Irlanda. Em Portugal, já há algum tempo que tínhamos a vontade de arrancar com este projeto, mas era preciso encontrar as pessoas certas para o fazer, felizmente tivemos a “sorte” de encontrar a Susana Bravo, do Metrostudio, e a Filomena Abraços, da APPACDM Lisboa, que, de uma forma muito proativa, nos ajudaram a implementar o projeto, que arrancou em outubro de 2021, com uma turma de oito alunos.




A turma pioneira já vai no segundo ano de formação na Metrostudio Academy. Como tem sido a evolução destes oito formandos?

O projeto “Beleza em todas as suas formas” tem como objetivo promover a diversidade e a inclusão desta equipa na indústria da beleza.
A evolução dos formandos, como tudo, tem os seus desafios, mas tem sido bastante positiva. É bom ver que os jovens têm facilidade de apreender e aplicar o que lhes foi ensinado. Globalmente, o resultado é muito gratificante!
Desde 2022 que toda a nossa formação é certificada.

Que novidades se podem esperar?




Já existem novidades! O projeto “Beleza em todas as suas formas” já teve início no Porto com a APPCDM Porto e em Lisboa temos um total de 17 formandos, graças à colaboração da CERCI Lisboa que abraçou esta iniciativa. Estamos a evoluir de uma forma concertada e a estudar a possibilidade de crescer para outras cidades, no futuro. Para além disso, e atendendo ao nosso ‘bichinho’ de inovação, em breve teremos novidades para apresentar!


 


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